Saae participa de campanha para coleta de embalagens de agrotóxico

Campanha visa minimizar a contaminação de áreas rurais
04/09/2015 11:45h

Foto: Giuliano Miranda
Saae participa de campanha para coleta de embalagens de agrotóxico

O Saae (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) e a Prefeitura de Indaiatuba participaram de mais uma campanha de coleta de embalagens vazias de agrotóxico, organizada pela ADIAESP (Associação dos Distribuidores de Insumos Agrícolas do Estado de São Paulo) e Sindicato Rural de Indaiatuba. A Defesa Agropecuária, da Cati (Coordenadoria de Assistência Técnica Rural) e do Comdema (Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente) também participaram o trabalho.

Esta campanha busca recolher embalagens que são um vetor de contaminação na área rural e encaminhá-las ao centro de recolhimento localizado no município de Piedade onde terão sua correta destinação.

A adesão dos produtores rurais foi grande, os técnicos da ADIAESP fizeram a documentação de recolhimento de todas as embalagens levadas até o ponto de coleta e a Secretaria de Urbanismo e do Meio Ambiente realizou o transporte até o centro de recolhimento.

A campanha realizada anualmente faz parte do Programa Campo Limpo para eliminar vetores de contaminação e produtos obsoletos na área rural. Foram recolhidas mais de 8.000 embalagens na campanha de 2014, pois o produtor encontra dificuldade em devolver as embalagens vazias nas revendas mesmo com a lei da logística reversa em andamento.
  • Redator(es): Marco Matos