16ª Semana dos Direitos da Pessoa com Deficiência começa com Tarde de Lazer

• Publicação: 16/09/2015 13:42h
  • Redator(es): Deuzeni Ceppolini

Foto: Eliandro Figueira – SCS/PMI

O Comdefi (Conselho Municipal Para Assuntos da Pessoa com Deficiência), de Indaiatuba ligado a Secretaria da Família e do Bem Estar Social, promoveu dia 14, no Centro Esportivo do Trabalhador as atividades da 16ª Semana Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, que acontece até o próximo dia 21. O objetivo é comemorar o Dia Nacional da Luta das Pessoas com Deficiência, lembrando que durante a semana serão promovidas ações que visam à divulgação dos direitos da pessoa com deficiência e diminuir assim a discriminação.

A presidente do Comdefi, Silvana Maria Artoni Leal, informou que cerca de 250 pessoas atendidas pelas entidades como Ciaspe, Cirva, Gente Eficiente, Apae, Emeb Padre Joaquim, Gaadin, profissionais e familiares participaram da Tarde de Lazer. “Foi uma tarde muito proveitosa e os alunos dançaram, fizeram atividade física. Também comeram pipoca e algodão doce e puderam fazer pintura facial. Teve o apoio da equipe da Secretaria de Esportes”.

Silvana explicou que o Dia é comemorado no município desde 1998. Já a Semana Municipal foi instituída em 2006 e conta com atividades de lazer, palestras, apresentações artísticas e divulgação do trabalho das entidades locais. “Queremos que a sociedade participe das ações. Precisamos entender e respeitar os direitos do deficiente e possibilitar que a pessoa exerça plenamente a sua cidadania”. O secretário da Família e do Bem Estar social Luiz Henrique Furlan que prestigiou o evento.

Ainda no dia 14, às 19h, no Cine no Cine Topázio houve a exibição do filme “Teoria de Tudo” com 50% da renda revertida para entidades e teve um bom público. 50% da renda da bilheteria será revertida para entidades.

Para a realização da Semana, o Comdefi tem apoio da Prefeitura e a parceria do Rotary Club Indaiatuba Votura, Bob’s Lanches, Cine Topázio Polo Shopping e Faculdade Anhanguera.

Na terça-feira (15), às 19h30, na Biblioteca da Faculdade Anhanguera houve a palestra com o tema “Prevenção da Deficiência” com a professora Gabriela Zago.

Abertura oficial

Na quinta-feira (17) haverá a abertura oficial da Semana, às 9h, na Praça Prudente de Moraes, no Centro e terá o coral do Projeto Gente Eficiente que apresentará em Libras o Hino Nacional e Hino de Indaiatuba. Às 11h, haverá oficina de Libras com o público presente; às 13h coral de Libras; às 13h30 apresentação de dança do Ciaspe; às 14h, a APAE traz o número Dança Mix; às 14h30, Mix de músicas do Musical Hair spray com os jovens do Projeto Gente Eficiente e a direção Ronaldo Cardoso; às 15h apresentação de Dança Mix com alunos da Emeb Padre Joaquim.

Na quinta-feira (17), às 19h, aberto para a população em geral o filme “Mister Holand – Adorável Professor - após apresentação do filme terá uma roda de conversa com os presentes- mediadora Eliete Rodrigues.

Na sexta-feira (18), às 14h, no Cine Topázio haverá sessão gratuita, o filme “Divertidamente” para os jovens das entidades não governamentais e governamentais que desenvolvem projetos com pessoas com deficiência, o Centro de Referência em atenção à pessoa com Deficiência (Projeto Gente Eficiente), Emeb Padre Joaquim, Derefim, Ciaspe, Cirva, Gaadim e APAE.

Na segunda-feira (21), à 19h, no Paço Municipal, haverá o lançamento da exposição “Um Olhar Especial sob Indaiatuba”, desenvolvida pelos jovens do Projeto Gente Eficiente. A Prefeitura está localizada à Avenida Fábio Roberto Barnabé, 2800, Jardim Esplanada 2.