Semana dos Direitos da Pessoa com Deficiência é encerrada com exposição

• Publicação: 24/09/2015 11:03h
  • Redator(es): Deuzeni Ceppolini

Foto: Larissa Figueira/Divulgação

O Comdefi (Conselho Municipal Para Assuntos da Pessoa com Deficiência), de Indaiatuba ligado a Secretaria da Família e do Bem Estar Social, encerrou dia 21 de setembro, na Prefeitura Municipal, as atividades da 16ª Semana Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência com o lançamento da exposição “Um Olhar Especial sobre Indaiatuba”, desenvolvida pelos jovens do Projeto Gente Eficiente nas aulas de artes plásticas ministradas pela professora Katia Citadini. Para o desenvolvimento do projeto o fotógrafo da Prefeitura, Eliandro Figueira, acompanhou os alunos na aula prática externa, onde todos fotografaram pontos estratégicos de Indaiatuba sob sua própria perspectiva.

Durante a abertura da exposição, estiveram presentes a presidente do Comdefi, Silvana Maria Artoni Leal; a diretora da Proteção Social Básica rda Secretaria da Família e do Bem Estar Social, Sandra Maria de Moraes, alunos, familiares e profissionais do Projeto Gente Eficiente.

A presidente do Comdefi agradeceu a presença de todos e destacou a importância de chamar a atenção para a Semana e visou comemorar o Dia Nacional da Luta das Pessoas com Deficiência, promoveu diversas atividades e ações que visam à divulgação dos direitos da pessoa com deficiência e diminuir assim a discriminação. “Queremos que a nossa sociedade participe das ações. Precisamos entender e respeitar os direitos do deficiente e possibilitar que a pessoa exerça plenamente a sua cidadania”.

O fotografo Eliandro Figueira que participou ativamente do projeto “Um Olhar Especial sobre Indaiatuba” informou que inicialmente quando recebeu o convite feito pela coordenadora do Projeto Gente Eficiente, a assistente social Alzira Ribeiro da Silva, pensou em não aceitar, pois tinha uma barreira. “Eu achava que não teria habilidade para ensinar os alunos e também não saberia lidar com situações que por ventura poderiam ocorrer”.

O fotografo ressaltou que ficou impressionado com a desenvoltura e sensibilidade dos alunos e que mesmo diante de suas limitações, demonstraram uma grande capacidade de absorver o conhecimento. “Fomos em vários lugares e eles faziam imagens diferentes e com informações que muitas vezes eu não captei. É maravilhoso perceber que temos muito o que aprender com estas pessoas que são realmente especiais. Temos também a oportunidade de apreciar o trabalho final, ver a fotografia e os trabalhos de pintura com a técnica de óleo sobre tela”.

O projeto ‘Um Olhar Especial sobre Indaiatuba” começou em abril com a proposta de utilizar o recurso fotográfico para inspiração nas aulas de artes plásticas ministradas pela professora Katia Citadini. Os alunos foram divididos em quatro turmas e as aulas práticas de fotografia foram ministradas de terça e quinta-feira nos períodos manhã e tarde, no total são acerca de 20 alunos. A primeira parte do projeto consistiu em capturar as imagens e a produção de telas com inspiração nessas fotos. Os trabalhos expostos serão vendidos para que a renda seja revertida ao próprio Gente Eficiente.

A professora de artes, Katia Citadini, enfatiza que cada aluno tem um estilo próprio de pintura e que foi respeitado. “Transportamos o real para o inanimado. Atingimos resultados extraordinários, pois todos são muito criativos”.

A exposição segue no saguão do Paço Municipal até amanhã (25) e na semana que vem os trabalhos serão expostos no Polo Shopping.

A 16ª Semana Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência promovida pelo Comdefi promoveu diversas atividades como a Tarde de Lazer no Centro Esportivo do Trabalhador e que reuniu cerca de 250 pessoas atendidas pelas entidades como Ciaspe, Cirva, Gente Eficiente, Apae, Emeb Padre Joaquim, Gaadin, profissionais e familiares participaram da Tarde de Lazer que teve dança fizeram atividades físicas. Também comeram pipoca e algodão doce e puderam fazer pintura facial. Teve o apoio da equipe da Secretaria de Esportes”.

No dia 14, houve exibição do filme “Teoria de Tudo” no Cine Topázio do Polo Shopping, com 50% da renda revertida para entidades e teve um bom público.

No dia 15, na Biblioteca da Faculdade Anhanguera houve a palestra com o tema “Prevenção da Deficiência” com a professora Gabriela Zago.

Na quinta-feira (17) houve a abertura oficial da Semana, na Praça Prudente de Moraes, Centro com diversas atividades. Das 9h às 15h, houve apresentação do coral do Projeto Gente Eficiente em Libras o Hino Nacional e Hino de Indaiatuba. Oficina de Libras com o público presente; coral de Libras; apresentação de dança do Ciaspe; a APAE com o número Dança Mix; Mix de músicas do Musical Hair spray com os jovens do Projeto Gente Eficiente e a direção Ronaldo Cardoso; apresentação de Dança Mix com alunos da Emeb Padre Joaquim.

Ainda na quinta-feira (17), às 19h, houve a exibição do filme “Mister Holand – Adorável Professor - no final apresentação do filme terá uma roda de conversa com os presentes- mediadora Eliete Rodrigues.

Na sexta-feira (18), às 14h, no Cine Topázio haverá sessão gratuita, o filme “Divertidamente” para os jovens das entidades não governamentais e governamentais que desenvolvem projetos com pessoas com deficiência, o Centro de Referência em atenção à pessoa com Deficiência (Projeto Gente Eficiente), Emeb Padre Joaquim, Derefim, Ciaspe, Cirva, Gaadim e APAE.

A Semana do Comdefi teve apoio da Prefeitura e a parceria do Rotary Club Indaiatuba Votura, Bob’s Lanches, Cine Topázio Polo Shopping e Faculdade Anhanguera.