A-
A+

Relações Institucionais

 

Notícias

Secretaria de Saúde informa população sobre vacina BCG

24/09/2015 13:48h


A Prefeitura de Indaiatuba, por meio do Departamento em Saúde, informa que a vacina BCG (que protege contra tuberculose) que deve ser ministrada no primeiro mês de vida está sendo repassada em quantidade reduzida. Para evitar perda de doses e atender o maior número de crianças, a Vigilância está concentrando a vacina em duas Unidades e fazendo o agendamento com as mães.



A diretora da Vigilância em Saúde Rita de Cássia Jiampaulo Ferraz Vaz explicou que a Secretaria de Saúde por meio das Unidades de Saúde está traçando estratégias para atender esta demanda. “Em Indaiatuba, nós verificamos os bairros com mais nascimentos e marcamos um dia em duas Unidades para ser ministrada a BCG, assim vacinamos vários bebês e não perdemos doses. Cada ampola da vacina tem 10 doses, que precisam ser aplicadas rapidamente depois do vidro aberto, porque vence em seis horas”.

Rita explicou que todas as vacinas são repassadas pela Secretaria de Estado da Saúde que também recebe do Ministério da Saúde (MS) e quando o Estado de São Paulo recebe as doses desta vacina faz a distribuição igual entre os municípios. “O último repasse recebido de BCG pela Secretaria de Saúde foram cinco frascos que contem 10 doses cada, e a aguardamos a regularização do repasse para atender a população”.

A vacina BCG é obrigatória e protege o bebê contra a tuberculose. É uma vacina que protege contra, principalmente, contra as formas graves tuberculose, a forma extrapulmonar, que pode pegar meningite, o rim, o sistema digestivo. E também protege o pulmão.

  • Redator(es): Deuzeni Ceppolini
  • Release N.º: 1243

Notícias relacionadas

Av. Eng. Fábio Roberto Barnabé, 2800 - M.D. - CEP: 13331-900
Telefones: (19)3834-9000 / 0800-770-7702

© Prefeitura Municipal de Indaiatuba