Departamento de Transporte Coletivo instala novos painéis de LED e TVs em terminais

Equipamentos permitem aos usuários conferir itinerários e horários das linhas
07/10/2015 14:39h

Foto: Eliandro Figueira – SCS/PMI

O Departamento de Transporte Coletivo, vinculado à Secretaria Municipal de Administração, finalizou a instalação de novos painéis informativos nos terminais de ônibus da cidade. Nesta etapa, receberam painéis de LED os terminais da Praça Bonachella e em frente ao Polo Shopping, e TVs de LCD os terminais da Ário Barnabé e João Piolli. Os equipamentos se somam às unidades já disponíveis na Rodoviária e nos terminais da Praça Dom Pedro e da Cecap, e têm como objetivo levar aos usuários informações como itinerários e horários das linhas em tempo real, além de transmitir mensagens relevantes ou urgentes. “É mais uma fonte de dados à disposição da população, que já pode consultar o trajeto e o horário de todas as linhas do sistema de transporte coletivo municipal urbano pela internet e por SMS, graças à implementação do programa Busão na Hora, com monitoramento por GPS em toda a frota”, destaca o diretor do Departamento de Transporte Coletivo Silvio Roberto Lima. “Também funciona como um canal de comunicação adicional para o envio de informações de interesse aos passageiros”, completa.

Sobre o programa Busão na Hora

Desde 2012 todas as linhas municipais de ônibus em operação em Indaiatuba são monitoradas pelo sistema GPS, que possibilita ao usuário verificar em tempo real onde se encontra o ônibus desejado, previsão de horário de chegada e se o itinerário está sendo devidamente cumprido, dentro do programa denominado Busão na Hora. A informação está disponível na internet (www.indaiatuba.sp.gov.br link Consulta de Horários de Ônibus à direita), por sistema SMS de celular e em painéis instalados nos terminais.

Para utilizar o serviço via SMS, o usuário deve digitar na mensagem GPS IDT +número do ponto+número da linha. Como exemplo, a consulta feita no ponto em frente à Prefeitura, de número 820, dos horários da linha 315, resultaria no texto: GPS IDT 820 315. Em seguida, basta enviar a mensagem para o número (11) 98941-7506. Em alguns minutos, o sistema retornará o SMS com os horários programados da linha solicitada. O número da linha é opcional, ou seja, caso o usuário não o informe, o SMS retornará apenas a linhas que passam neste ponto com as previsões de chegada. O custo é o mesmo de uma mensagem SMS comum mais impostos, conforme condições contratadas pelo usuário junto à operadora de telefonia.

• Redator(es): Adriana Panzini