Prefeito Reinaldo Nogueira prestigia ações do Outubro Rosa

22/10/2015 17:16h

Foto: Deuzeni Ceppolini - SCS/PMI
Prefeito Reinaldo Nogueira prestigia ações do Outubro Rosa

O prefeito de Indaiatuba Reinaldo Nogueira (PMDB) prestigiou as ações do Outubro Rosa realizadas pela UBS II Cecap no sábado dia 17. A equipe da Unidade ofereceu uma extensa programação de saúde e lazer no período das 8h às 11h. Foram realizados exames de mamografias, palestras sobre a importância dos exames preventivos sobre câncer de mama e colo de útero; palestra com o médico oncologista Dr. Fabricio Colli Badino e coffe break. Também houve apresentações artísticas, exposição de artesanatos dos moradores do bairro. As enfermeiras fizeram orientações sobre o auto exame e distribuição de brindes.

Reinaldo destacou a importância do exame para prevenir o Câncer de Mama e parabenizou a iniciativa da equipe da UBS II que preparou um café da manhã aos presentes. O prefeito informou que antes esteve na UBS 4 do Jardim Morada do Sol.

108 mulheres já realizaram o exames de Mamografia no Caminhão Mama Móvel, 40 na UPA 24H (dia 10/10), 11 no Jardim Brasil (12/10), 25 Jardim Carlos Aldrovandi (12/10), 15 na Cecap (17/10) e 17 na Morada do Sol (17/10).

Os resultados serão entregues no Hospital Dia e nos casos com alterações será marcado consulta com o médico mastologista. A Secretaria de Saúde divulgará o período para retirada.

Confira as atividades.

O Caminhão Mama Móvel estará no dia 24/10 – PSF Parque Corola - 8h às 12h; dia 24/10 - Parque Indaiá – das 13h às 16h; dia: 31/10 – Hospital Dia – das 8h às 12h – 13h às 16h - atenderá os moradores da região da UBS I e UBS (Central); dia 07/11 – Jardim Califórnia - das 8h30 às 12h e também no dia 07/11- PSF Jardim Oliveira Camargo – das 13h às 16h .

Confira outras programações do Outubro Rosa nas Unidades

De 10 a 31 de outubro, na UPA 24 Horas, Jardim Morada do Sol - Terá orientações e sensibilização da equipe, distribuição de panfletos, acolhimento e Educação em Saúde, direcionada para mulheres, demonstrativo prático, autoexame da mama (aos sábados). O evento da UPA tem apoio da Faculdade Anhanguera e FIEC.

Dia 23/10- UBS João Pioli – palestras sobre câncer de mama e apresentação de vídeo para as mulheres

Dia 23/10 - das 8h às 11h - Hospital Dia - 8h às 8h30 – Sexualidade na terceira Idade - Dra. Vanessa M. C.R. Gubel – Medica Geriátrica; 8h30 9h - Câncer e Mama Prevenção ao tratamento com o médico cirurgião e oncologista Fabricio Colli Badino; 9h às 9h30- Alimentação de Câncer - Carolina V. L. Vechi – Nutricionista Funcional; 9h30 – às 9h 45- Câncer de Colo de Útero, HPV e Vacinação - Enfermeira Stefanie Berdú e Enfermeira Mariana P. Hackmam; 9h45-10h - Coffe Break (Intervalo) Empresa Eurofarma; 10h às 10h15 – Fisioterapia do Assoalho Pélvico: Previna Incontinência Urinária e Melhore sua Vida Sexual com Andrea Aparecida R. Batista –Fisioterapeuta e Katia R. Santiago – Educadora Física; 10h15 às 11h – Doenças Sexualmente Transmissíveis com a equipe do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA)

A Programação do Outubro Rosa no Hospital Dia prevê testes rápidos de Hepatites B e C, sífilis e HIV, avaliações podológicas. Sorteios de corte de cabelo, hidratação de cabelo, manicure e pedicure, design de sobrancelhas.

Os interessados devem fazer inscrição na sala 5 do Hospital Dia. Apoio da Prefeitura de Indaiatuba; Eurofarma; Unha Pintada Nail Bar; Ivanir Landi – Podóloga; Beggo – Cabelo e Produção, Valéria Zambonini - Espaço Beleza;

Dia 23 de outubro – UBS 7 (antiga Ambulatório da Mulher) 8h – Palestra “Nutrição Funcional” - com a nutricionista Vanessa Custódio Medeiros; 8h30- Palestra a importância da atividade física na prevenção do câncer de mama- enfermeiras Mariana, Jussara e Alessandra; 9h - Inauguração da academia “Saúde Total” com a presença das autoridades municipais; 9h30 – aspectos atuais sobre cirurgia de mama Dra Ana Paula Spadella; 10h - Aula de Zumba com o Professor Tom Leitte; 10h30 - Palestra Câncer de Mama - Prevenção e Tratamento - Dra. Thais Vilmer DR Túlio Thomas; 10h20-Café Especial com distribuição de brindes.

O evento da UBS VII tem o apoio da Secretaria de Urbanismo e Meio ambiente, supermercados Cato, Lojas Sonho Meu, NS Bio Estética, Biomédica Nathalia Simplício.

Dia 24 de outubro - 8h às 10h - Parque Corolla - 8h- Palestra “De Mulher Pra Mulher” com a Enfermeira Adriana Salmem; 9h Apresentação da ONG Mais Vida sobre a Importância da Prevenção na Saúde da Mulher”; 10h – encontro de Gestantes- Orientações quanto a atividade física na gestação.

Estão previstas ainda coletas de preventivo, exames mamografias, orientações sobre planejamento familiar, roda de conversa, maquiagem, entre outros.

Dia 24 de outubro – PSF Parque Indaiá.

Estão previstas coletas de preventivo de câncer (CO), palestras e atividades educativas.
  • Redator(es): Deuzeni Ceppolini