Notícias

Prefeito participa das atividades do Outubro Rosa na UBS VII

  • Publicação: 26/10/2015 17:30h
  • Redator(es): Deuzeni Ceppolini
  • Release N.º: 1405

Foto

Foto: Deuzeni Ceppolini - SCS/PMI

O prefeito de Indaiatuba, Reinaldo Nogueira (PMDB), participou na sexta-feira (23) das ações do Outubro Rosa realizadas pela UBS VII, no Jardim Morada do Sol e fez a inauguração da Academia de Ginástica ao Ar livre. A equipe da Unidade ofereceu uma extensa programação de saúde, com palestras, alongamento, distribuição de brindes, aula de zumba e um café da manhã para os participantes.

Reinaldo Nogueira conversou com os cerca de 70 participantes, grande maioria mulheres e destacou a importância da prevenção. “Eu admiro as mulheres, pois cuidam da família inteira e procuram mais os médicos para fazer os exames preventivos. Encontramos mais viúvas, pois os homens quando procuram por médico muitas vezes já é muito tarde”.

Logo após, o prefeito acompanhando do secretário de Urbanismo e Meio Ambiente José Carlos Selone e a coordenadora administrativa da UBS VII, Vanessa Alves e equipe fizeram o descerramento da faixa inaugural. A Academia poderá ser usada pela população durante horário de funcionamento da UBS VII.

A primeira palestra foi ministrada pela a nutricionista Vanessa Custódio Medeiros, que falou aos presentes sobre a importância de ter uma alimentação saudável e como reduzir o sal e açúcar para evitar as doenças como a Hipertensão Arterial e Diabetes.

A palestra sobre a importância da atividade física na prevenção do câncer de mama, com as enfermeiras Mariana, Jussara e Alessandra. A terceira palestra aspectos atuais sobre cirurgia de mama Dra. Ana Paula Spadella. Aula de Zumba com o Professor Tom Leitte e por último palestra sobre Câncer de Mama, Prevenção e Tratamento, com a Dra. Thais Vilmer e Dr. Túlio Thomas; -Café Especial e distribuição de brindes.

O evento teve da UBS VII tem o apoio da Secretaria de Urbanismo e Meio ambiente, supermercados Cato, Lojas Sonho Meu, NS Bio Estética, Biomédica Nathalia Simplício.

Atividades em outras Unidades

No dia 23, também houve diversas ações no Hospital Dia das 8h às 11h com palestras,– Sexualidade na terceira Idade - Dra. Vanessa M. C.R. Gubel – Medica Geriátrica; Câncer e Mama Prevenção ao tratamento com o médico cirurgião e oncologista Fabricio Colli Badino; Alimentação de Câncer - Carolina V. L. Vechi – Nutricionista Funcional; Câncer de Colo de Útero, HPV e Vacinação - Enfermeira Stefanie Berdú e Enfermeira Mariana P. Hackmam; Coffe Break (Intervalo) Empresa Eurofarma; Fisioterapia do Assoalho Pélvico: Previna Incontinência Urinária e Melhore sua Vida Sexual com Andrea Aparecida R. Batista –Fisioterapeuta e Katia R. Santiago – Educadora Física; Doenças Sexualmente Transmissíveis com a equipe do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA).

A programação do Outubro Rosa no Hospital Dia teve testes rápidos de Hepatites B e C, sífilis e HIV, avaliações podológicas. Sorteios de corte de cabelo, hidratação de cabelo, manicure e pedicure, design de sobrancelhas. Teve apoio da Prefeitura de Indaiatuba; Eurofarma; Unha Pintada Nail Bar; Ivanir Landi – Podóloga; Beggo – Cabelo e Produção, Valéria Zambonini - Espaço Beleza.

Também no dia 23, a UBS João Pioli realizou palestras sobre câncer de mama e apresentação de vídeo para as mulheres

No dia 24 de outubro, 8h às 10h, as ações aconteceram no Parque Corolla. Com a palestra “De Mulher Pra Mulher” com a Enfermeira Adriana Salmem; apresentação da ONG Mais Vida sobre a Importância da Prevenção na Saúde da Mulher”; encontro de Gestantes- Orientações quanto a atividade física na gestação. Foram realizadas 15 mamografias no Caminhão Mama Móvel, coletas de preventivo, orientações sobre planejamento familiar, roda de conversa.

Também no dia 24 de outubro, foram realizadas 20 exames de mamografias e 45 coletas de Citologia Oncótica e palestras educativas no PSF Parque Indaiá.

Em outubro, 143 mulheres já realizaram o exames de Mamografia no Caminhão Mama Móvel, 40 na UPA 24H (dia 10/10), 11 no Jardim Brasil (12/10), 25 Jardim Carlos Aldrovandi (12/10), 15 na Cecap (17/10), 17 na Morada do Sol (17/10), 15 no Parque Corolla (24/10) e 20 Parque Indaiá

Os resultados serão entregues no Hospital Dia e nos casos com alterações será marcado consulta com o médico mastologista. A Secretaria de Saúde divulgará o período para retirada.

Confira as atividades.

O Caminhão Mama Móvel atenderá no dia: 31/10 – Hospital Dia – das 8h às 12h – 13h às 16h - atenderá os moradores da região da UBS I e UBS (Central); dia 07/11 – Jardim Califórnia - das 8h30 às 12h e também no dia 07/11- PSF Jardim Oliveira Camargo – das 13h às 16h.


Notícias relacionadas