Cerca de 300 pessoas participam da 4ª Manhã de Lazer do Conselho da Mulher

27/10/2015 15:03h

Foto: Eliandro Figueira – SCS/PMI
Cerca de 300 pessoas participam da 4ª Manhã de Lazer do Conselho da Mulher

Cerca de 300 pessoas participaram da 4ª Manhã de Lazer, com o tema O Câncer de Mama tem Cura. Se toca. Indaiatuba te Ama”, que aconteceu na manhã de sábado (24) na área da Raia de Remo (Barco), no Parque Ecológico. O evento foi promovido pelo Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Indaiatuba (CMDM), ligado à Secretaria Municipal da Família e do Bem Estar Social e com apoio da Secretaria de Esportes.

A Manhã teve como objetivo alertar as mulheres sobre a importância do exame de mamografia para detecção do câncer de mama e contou com atividades de recreação e beleza. O Outubro Rosa é comemorado em todo o mundo. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades.

A presidente do CMDM, Maria Aparecida de Souza Gonçalves Pinto, destacou a importância dos exames preventivos e principalmente o autoexame. Ela relatou que mesmo com todos os exames em dia, com ida regulares ao seu médico, descobriu recentemente um câncer de mama em estágio inicial. “Estou em tratamento com quimioterapia e recebo todo apoio da minha família e amigos. Estou bem, mas sempre achamos que o problema acontece com o nosso vizinho, nunca conosco, ele também pode chegar até nossa casa. Isso serve de alerta para que nos conscientizarmos e nos cuidarmos com mais carinho. Queremos que as mulheres busquem os serviços de saúde. Por isso o autoexame é fundamental e deve ser feito em todas as idades. O câncer de mama se for diagnosticado precocemente e tratado no início tem cura na grande maioria dos casos”.

A 4ª Manhã de Lazer teve os seguintes atendimentos: Massagem (Clínica Personna), aferição de pressão arterial (Fiec), teste de glicemia (Fiec), avaliação Física (Secr. Esportes), Orientações Nutricionais (Max Planck), Reiki (ONG + Vida), triagem para mamografia (Seprev, Secretaria de Saúde/Nasf), Orientação jurídica (OAB), Cortes de cabelos (escola Rita Pinheiro), informações sobre câncer de mama em cães e gatos (Royal Cannin), orientações da equipe da Dengue, Alongamento (Secretaria Esportes), Zumba (Secr. Esportes, Academia Body Control), apresentação Dança (Prof. Brasil), apresentação Dança (Grupo 60+ - Funssol), sorteio de Brindes doados pelos seguintes patrocinadores: Lojas Eva Maria, Lojas Vitorello, Celidone Noivas, Bebê Conforto,Auto Escola e Despachante Pachelli, Marquinhos Tintas, Tal Mãe Tal Filha, Quiosque do

Carlinhos, Oggi Sorvetes & Cia, Salão de beleza Sempre Bella e Performance Academia.

Em Indaiatuba de 2014, 16 pessoas faleceram com neoplasia maligna da mama.

nove pessoas em 2013 e 14 em 2012.

Em 2015, 70 mulheres de Indaiatuba da rede SUS foram encaminhadas para tratamento no Centro de Atenção Integral à Saúde (Caim) da Unicamp em Campinas/SP, que é o serviço público de referência para tratamento de câncer.
  • Redator(es): Deuzeni Ceppolini