Concurso Literário da Cultura registra mais de 200 concorrentes com 353 obras de todo o Brasil

Escritores de 82 cidades disputam prêmios nas categorias Conto, Crônica e Poesia
11/11/2015 11:48h

Foto: Arquivo- Giuliano Miranda - SCS/PMI

O total de 204 escritores de 82 cidades de todo o Brasil se inscreveram na 11ª edição do Concurso Literário Acrísio de Camargo da Secretaria Municipal de Cultura, que registra um recorde de participação: 353 trabalhos estão na disputa, sendo 127 na categoria Conto, 94 na categoria Crônica e 132 na categoria Poesia. 98 textos são de 54 escritores de Indaiatuba. As obras serão avaliadas por uma Comissão Julgadora integrada por profissionais de literatura do estado de São Paulo e serão atribuídos prêmios de R$ 2.800,00 para o 1º lugar, R$ 2.000,00 para o 2º lugar e R$ 1.000,00 para o 3º lugar, além de menções honrosas e publicação dos textos vencedores do 1º lugar no jornal Tribuna de Indaiá. O anúncio dos classificados e a solenidade de premiação serão realizados em evento em dezembro, em data a ser confirmada. “Ficamos surpresos e muito contentes com esta procura”, diz a secretária municipal de Cultura Erika Hayashi Kikuti. “Tivemos inscritos de 15 estados mais o Distrito Federal, incluindo Amazonas, Pernambuco, Bahia, Espírito Santo, Rio Grande do Norte e Rio de Janeiro, entre outros. A cada ano temos mais escritores prestigiando o evento e, nesta edição, ele ganhou alcance nacional, o que também leva a competição a outro patamar, contribuindo para o desenvolvimento dos artistas locais” completa. De acordo com a secretária, algumas inscrições ainda tiveram que ser canceladas devido a entrega fora do prazo, que, conforme o regulamento, venceu no último dia 30, ou falta de documentos solicitados.

Sobre Acrísio de Camargo

Nascido em 1899 em Jundiaí, Acrísio de Camargo morou em Indaiatuba, onde iniciou os estudos. Trabalhou como farmacêutico, mas foi nas artes que ganhou maior notoriedade, dedicando-se à poesia sertaneja, à pintura, folclore, teatro e radialismo. Escreveu comédias teatrais, inúmeros poemas e pintou mais de 100 quadros. O Hino de Indaiatuba, com letra de Acrísio de Camargo e melodia de Nabor Pires de Camargo, foi elaborado em 1930, a pedido do major Alfredo Camargo da Fonseca, prefeito de Indaiatuba na ocasião em que foi comemorado o 1º centenário de Elevação de Indaiatuba à Freguesia. A contribuição do poeta para o desenvolvimento cultural do município é lembrada com a realização do Concurso Literário Acrísio de Camargo, promovido anualmente pela Secretaria Municipal de Cultura, que já está em sua 11ª edição e que estimula a literatura ao destacar as melhores poesias, contos e crônicas.

Legenda: premiados na 10ª edição do concurso em 2014 durante a solenidade especial
  • Redator(es): Adriana Panzini