Alunos da EJA participam da culminância do programa "Juízes na Escola"

Programa de cidadania é desenvolvido em parceria com a AMATRA
19/11/2015 11:30h

Foto: Laís Fernandes – SCS/PMI
Alunos da EJA participam da culminância do programa

Os alunos da EJA (Educação de Jovens e Adultos) da Rede Municipal de Educação participaram na noite de terça-feira (17), na Câmara Municipal, da Culminância do Programa “Trabalho, Justiça e Cidadania” (TJC). Essa é uma iniciativa de construção de cidadania encabeçado pela ANAMATRA e atualmente desenvolvido no âmbito da jurisdição do TRT da 15ª Região pela AMATRA XV, com apoio institucional do TRT da 15ª Região. Por meio do programa, magistrados, professores e servidores do Judiciário semeiam noções básicas de Direitos Humanos, Direito do Trabalho, Direitos da criança e do adolescente, ética e de cidadania em escolas, especialmente as públicas, de diversos municípios, de forma a promover a aproximação entre o Poder Judiciário e a sociedade, estabelecendo o diálogo dos magistrados com professores e alunos.

No cerimonial esteve presente o prefeito de Indaiatuba, Reinaldo Nogueira (PMDB); a secretária de Educação, Rita de Cassia Trasferetti; a Diretora de Direitos Humanos e Cidadania da Amatra, Cristiane Montenegro Rondelli; o representante do Sebrae, José Carlos Cavalcanti; o presidente da Amatra, Luis Rodrigo Fernandes Braga; presidente do TRT-15, Lorival Ferreira dos Santos; a gestora da Emeb “Prof. Leonel José Vitorino Ribeiro, Silvia Maria Rodrigues Freitas; gestor da Emeb “Profª. Aurea Moreira da Costa, João Carlos Nunes Pereira; o superintendente do Saae, Nilson Alcides Gaspar e o vereador, João de Souza Neto.

O prefeito de Indaiatuba, Reinaldo Nogueira, destacou a importância de adquirir novas informações. “O conhecimento faz a gente crescer, temos que ter comprometimento com os estudos assim como nós da administração municipal temos o comprometimento com a educação municipal levando qualidade de ensino e de vida. O entusiasmo faz a diferença e hoje vejo isso em vocês e em todos que aplicaram esse programa. Agradeço a parceria com a Amatra e parabenizo todos os alunos da EJA pela perseverança nos estudos”, elucida.

A secretária de Educação falou da importância da parceria para levar conhecimentos diferenciados para a sala de aula. “Nosso desejo é que o conhecimento de questões que parecem longe do dia a dia fiquem mais perto dos alunos. É sempre uma preocupação oferecer a melhor qualidade de ensino, principalmente para vocês que resolveram voltar a estudar”, diz Rita.

O superintendente do Saae parabenizou o Programa. “Essa é uma oportunidade para buscar novos conhecimentos e oportunidades. A educação muda a vida das pessoas e traz qualidade de vida. Parabenizo as escolas e todos envolvidos no Programa pela iniciativa”, relata Gaspar.

A Diretora de Direitos Humanos e Cidadania da Amatra, Cristiane Montenegro Rondelli e o presidente da Amatra, Luis Rodrigo Fernandes Braga, falaram sobre a satisfação de completar o Programa. “Essa é a terceira etapa do Programa, a culminância das ações feiras em sala de aula. Com esse programa tomamos conhecimento de como exercer a cidadania, mostramos o caminho de como aplicar seus direitos. Não podemos perder a esperança na humanidade e precisamos caminhar sempre com o espirito alegre”, disse Cristiane e completa Luis. “Quero parabenizar a todos que buscaram conhecimento e isso é essencial na vida das pessoas, o nosso trabalho é esse levar o conhecimento dos direitos do cidadão e fazemos com prazer”, sublinha.

O presidente do TRT-15, Lorival Ferreira dos Santos disse. “A culminância é o ponto alto do programa, promovendo a aproximação entre o poder judiciário, alunos e professores. Nossa constituição trouxe a cidadania, o princípio da dignidade humana que não pode ser ofendida e a valorização do trabalho”, comenta.

No ano de 2015, entre as várias ações realizadas na EJA, O Programa TJC merece destaque. Em parceria com órgãos que mostraram-se extremamente compromissados com as causas da Cidadania, ações ligadas a esse programa foram desenvolvidas nas aulas que compõe a grade curricular da EJA e ajudaram a aproximar os conteúdos escolares dos conhecimentos que melhoram a qualidade de vida das pessoas. A Secretaria Municipal de Educação possui dois polos de EJA que atende o ensino supletivo noturno de fundamental I – são as EMEBs: “Profª Áurea Moreira da Costa” e Prof. Leonel José Vitorino Ribeiro”, totalizando aproximadamente 120 alunos nessas duas unidades.

Através da parceria com a AMATRA – Programa TJC, os alunos puderam aprender sobre direitos e deveres trabalhistas, assunto de grande interesse, pois os alunos de EJA trabalham e têm muita necessidade de tais informações.

Através da parceria com o INSS os alunos tiveram palestras com técnicos representantes deste órgão que tiraram suas dúvidas com relação aos benefícios previdenciários, em especial sobre a aposentadoria. E pela parceria com o SEBRAE, os alunos puderam ainda aprender e exercitar noções importantes de empreendedorismo, com temas como criatividade, protagonismo e iniciativa.
  • Redator(es): Laís Fernandes