A-
A+

Relações Institucionais

 

Notícias

Prefeito Reinaldo Nogueira entrega o certificado do CrasJovem

Serviço faz balanço dos resultados obtidos no decorrer de 2015
25/11/2015 12:28h


Foto: Giuliano Miranda - SCS/PMI
Prefeito Reinaldo Nogueira entrega o certificado do CrasJovem

A Prefeitura de Indaiatuba, por meio da Secretaria da Família e do Bem estar Social, entregou na segunda-feira (23), no auditório do Paço Municipal, os certificados de conclusão do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, CrasJovem, aplicado para 131 participantes com idade entre 14 e 17 anos. O prefeito de Indaiatuba, Reinaldo Nogueira (PMDB); o secretário da pasta, Luiz Henrique Furlan; o superintendente do Saae, Nilson Alcides Gaspar; o presidente do Educandário Deus e a Natureza, Osmarino Rodrigues de Lima e a relações públicas da Toyota, Denise Goto, participaram do evento.



Reinaldo fez um breve histórico da sua carreira e destacou a importância dos estudos para a formação do cidadão. “Nada cai no colo de graça vemos histórias de pessoas que ganharam na loteria mas não estavam preparados para administrar aquilo que ganhou, assim como quem ganha herança de família. Quero destacar isso para mostrar a importância de estarmos preparados para aquilo que podemos recebemos. Quando vemos um atleta no topo, sabemos que ele também sacrificou uma parte da juventude para ter bons resultados. Nada acontece por acaso e temos que nos dedicar. Hoje, com essa formatura já mostra que vocês são dedicados e esforçados para aprender algo novo. Continuem buscando o conhecimento só assim mostra o comprometimento com um futuro melhor”, enfatiza Nogueira.



Furlan, disse na ocasião. “É uma alegria imensa estarmos juntos esse ano, foi um ano de muito trabalho e estudo. Sabemos das dificuldades das pessoas e valorizamos aqueles que mantém o estudo e fazem a diferença. Todo aprendizado transforma a vida e agradecemos a confiança que vocês depositaram em nós. Parabenizo toda equipe de trabalho que não mediu esforços para trabalhar”, salienta.



Osmarino relatou aos presentes. “Mais uma vez junto com a Toyota somos parceiros neste serviço e agradeço a todos pelo trabalho. É maravilhoso nos reunirmos para essa formatura. Já temos jovens aprendizes que foram contratados e é preciso seguir as orientações para alcançar um futuro promissor da sociedade”, comenta.



Denise também fez uso da palavra. “É um prazer imenso participar deste serviço. Hoje é a entrega do certificado para encerrar o ano de trabalho, mas esse é só o começo de uma nova etapa na vida de vocês. Parabéns a todos que se dedicaram e nunca deixem de acreditar nos sonhos. Continuem sonhando e realizando”, diz.



Gaspar parabenizou o trabalho da Secretaria da Família e do Bem Estar Social pelo serviço prestado aos jovens e destacou a obra da barragem fazendo o convite para o Mega Plantio no dia 28 às 8h.



O CrasJovem surgiu devido a necessidade de um serviço municipal que envolvesse ações de caráter preventivo, a longo prazo, e levando em consideração que a adolescência, acima de tudo, é um momento de formação e solidificação da personalidade. O serviço visa atender jovens e adolescentes de 14 a 17 anos, em contraturno escolar.



As ações auxiliam os participantes a vivenciar o momento transitório da adolescência, com elementos que valorizam a postura ativa, a autonomia, a independência e formação psicossocial saudável, a busca de identidade, a identificação e fortalecimento de habilidades sociais, cognitivas e emocionais, culminando em uma inserção no mundo adulto de forma mais solidificada e com vistas a perspectivas de formação profissional e inserção saudável no mundo do trabalho.



Os jovens pertencentes aos Cras Oliveira Camargo, Tombadouro, Parque Corolla e Morada do Sol participam das seguintes atividades: Projeto Ambientação em parceria com Toyota; projeto “Informática Básica” em parceria com Educandário e palestras socioeducativas sobre diversos temas relativos à adolescência. Os parceiros são: Secretaria Municipal de Educação; Educandário Deus e a Natureza; Toyota do Brasil e Fundação Toyota do Brasil.







CrasJovem em números



A Secretaria da Família e do Bem Estar Social realizou uma pesquisa com os jovens, as famílias e as unidades escolares. Foram aplicado 124 questionários aos jovens visando identificar, de acordo com a percepção do jovem, impactos sobre o adolescente após sua inserção no CrasJovem, em relação à convivência familiar, aproveitamento escolar, comportamento e perspectiva de futuro.



Em questionamento relacionado a perspectiva de futuro 99% dos jovens entende que o Cras contribui para o repensar da construção pessoal. Em relação à pesquisa aplicada no primeiro semestre deste ano, a preocupação na continuidade à cursos extracurriculares aumentou 142% e em relação ao nível superior aumentou 86%. Em contrapartida, houve um declínio de 10% no desejo de aquisições de bens materiais.



Nos impactos observados no comportamento pelo jovem 34% indicam que se tornaram mais responsáveis e maduros; 24% estão mais comunicativo e19% se consideram mais disciplinados. Em relação ao aproveitamento escolar 92% dos jovens mencionam melhora em relação às notas e participação durante às aulas.



No questionário para a família o objetivo foi identificar, impactos sobre o adolescente após sua inserção no CrasJovem, em relação à convivência familiar, aproveitamento escolar, comportamento e perspectiva de futuro. Foram aplicados 125 questionários nos quais 90,4% destacaram a melhora no aproveitamento escolar e 92% mencionam a contribuição do Cras para ampliação da perspectiva de futuro.



Os impactos observados pela família no comportamento do jovem teve o destaque para responsabilidade e amadurecimento. No aspecto convívio familiar 86,5% destacam a melhora no convívio e para 63,2% das famílias a perspectiva de futuro está atrelada a profissão e trabalho. A pesquisa também demonstra que o fortalecimento da convivência familiar, princípio básico do Cras, está sendo alcançado através da execução do CrasJovem.



Nas Unidades Escolares foram aplicados 114 formulários visando indicar e quantificar impactos observados no adolescente em relação ao Comportamento e Aproveitamento Escolar, após sua inserção no CrasJovem.



O principal impacto no comportamento observado pela escola foi a disciplina. Sendo que 31% tornou-se mais disciplinado; 26% mostrou-se mais comunicativo e extrovertido; 14% passou a participar das aulas e atividades propostas; 13% demonstrou mais respeito aos professores e demais alunos; 11% comprometeu-se mais com os estudos e 55 adolescentes demonstraram progresso no comportamento. O progresso no aproveitamento escolar apontou 32%em progressão de notas.



De forma geral os resultados obtidos em 2015 foram: 168 participantes; 121 jovens no Banco de Talentos do Educandário “Deus e a Natureza” aguardando vagas para o Programa Jovem Aprendiz; 11 jovens em processo seletivo na Fundação Toyota do Brasil e sete jovens no mercado de trabalho na rede de supermercados Carrefour. Em 2014 o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos atendeu 120 jovens sendo que 21% desses foram absorvidos no mercado de trabalho pelo Programa Jovem Aprendiz.
  • Redator(es): Laís Fernandes
  • Release N.º: 1548

Notícias relacionadas

Av. Eng. Fábio Roberto Barnabé, 2800 - M.D. - CEP: 13331-900
Telefones: (19)3834-9000 / 0800-770-7702

© Prefeitura Municipal de Indaiatuba