Funssol realiza formatura dos cursos de Patchwork e Padaria Artesanal

25/11/2015 16:00h

Foto: Eliandro Figueira SCS/PMI
Funssol realiza formatura dos cursos de Patchwork e Padaria Artesanal

O Funssol (Fundo Social de Solidariedade) promoveu na tarde da segunda (23), no Indaiatuba Clube, a formatura de 180 alunos dos cursos de Padaria Artesanal (pães e bolos; bolso e doces confeitados) e 184 do Tesoura Encantada (corte costura I e II, passo a passo, patchwork iniciante, patchwork intermediários, patchwork avançado, costura criativa e patchwork solidário) realizados no período de agosto a novembro de 2015. O evento reuniu mais de 600 pessoas entre autoridades, formandos e familiares no salão do Indaiatuba Clube. Os cursos do Funssol visam a capacitação para o mercado de trabalho e a geração de renda para os alunos.

Participaram da formatura o prefeito de Indaiatuba Reinaldo Nogueira (PMDB); o vice-prefeito, Antônio Carlos Pinheiro (PTB); a presidente do Funssol Enides Nogueira Lopes Cruz, o secretário de Saúde Jose Roberto Stefani, o superintendente do Saae Nilson Alcides Gaspar, o vereador Hélio Ribeiro (PSB)

Reinaldo deu boas-vindas aos presentes e destacou a importância dos cursos do Funssol, que além das pessoas aprenderem algo podem gerar renda. “Além destes cursos, há o curso do Cresans, que faz aproveitamento dos alimentos. Os 18 pólos de informática básica da Fiec, e vamos criar mais um polo em breve em Itaici. Também há o curso Bases e Brilhos do Social. Indaiatuba ficou em 2015, com segundo lugar no Brasil em responsabilidade social”. Ele Destacou que dos 15 mil alunos da Fiec, 84% conseguem colocação no mercado de trabalho. “Hoje, as empresas que chegam querem saber se tem água e mão de obra qualificada. Até janeiro serão mais mil postos novos de trabalho com 25 novas empresas”.

Enides citou o trabalho das professoras Cássia Duque da Padaria Artesanal, Edilene Gomes do Tesoura Encantada, Sônia Taba Satiko (Bolos e Doces Confeitados) e Sônia Regina Ritter Razori do Corte Costura e também da coordenadora dos cursos a Assistente Social Ana Beatriz Viegas de Lara Campos e toda equipe do Funssol. “Promover mais uma formatura é gratificante e poder participar da vida destas pessoas. Vejo a diferença que os cursos podem fazer na vida de uma pessoa. E bom poder atender, aquelas pessoas que pediram para criar cursos no período noturno”.

Gaspar destacou o trabalho da presidente da Funssol, a competência e o carinho que ela conduz os trabalhos para atender a 3ª idade e os cursos profissionalizantes e os demais serviços do Fundo. “É interessante perceber o quanto avança Indaiatuba na qualidade de vida. É gratificante perceber entre os formandos homens e mulheres de todas as faixas etárias interessadas em aprender”. Gaspar aproveitou para convidar todos para o plantio no dia 28 de novembro, na represa do Mirim. “Esta grande reserva de água terá uma mata ciliar e precisamos da ajuda de todos. Indaiatuba é a única cidade do Brasil, que construiu uma grande barragem para consumo humano”.

Hélio ressaltou que faz parte do Parlamento Metropolitano e informou que tem um prazo para plantar 100 mil mudas nas 20 cidades da RMC, e Indaiatuba plantará esta quantia em uma manhã. Também destacou o projeto para a construção de 174 novos leitos no Haoc para atender convênios e SUS. A entrega das chaves para os moradores do Campo Bonito ocorrido dia 16 de novembro. A compra de uma área para a construção de moradia populares com verba municipal. Ana Beatriz agradeceu a Deus pelas conquistas e realizações e destacou que sempre que solicita algo para a melhoria dos projetos é sempre atendida pela presidente. “Ampliamos 10 turmas, mais 130 vagas, conseguimos uniformizar as turmas com o apoio da empresa Flaneg. Promoção do curso de Manipulação de Alimentos da Vigilância Sanitária para os alunos da Padaria Artesanal, e palestras do Sebrae para todos os alunos”.

Também a criação de uma horta para atender os cursos. Citou as visitas a Fipan (Feira de Panificação) em São Paulo e a Feira de Patchwork em Limeira/SP. Ela convidou as alunas Juliene Lourenço dos Santos Miranda (Padaria Artesanal), Laudiceia Moraes Amorim dos Santos (Bolos e Doces confeitados), Rosana Mara Megiato Duque (Tesoura Encantada), e Roseli Ovanda da Silva José (Corte Costura), que homenagearam as professoras Cassia Duque, Sônia Satiko e Edileny Gomes e Sônia Ritter respectivamente.

Após o encerramento todos os presentes participaram de uma confraternização com produtos feitos pelos alunos. As novas inscrições para o primeiro semestre de 2016 deverão ser

divulgadas em breve.
  • Redator(es): Deuzeni Ceppolini