Mais de 30 mil pessoas prestigiam segundo desfile da Parada de Natal de Indaiatuba

Primeiro desfile reuniu cerca de 15 mil pessoas no Parque, em noite chuvosa
07/12/2015 15:28h

Foto: Eliandro Figueira – SCS/PMI

A segunda apresentação da Parada de Natal de Indaiatuba 2015 reuniu mais de 30 mil pessoas na Marginal Esquerda do Parque Ecológico. O desfile realizado na noite de sábado (05) durou cerca de 1h20 e encantou o público que prestigiou o evento. No sábado anterior, dia 28 de novembro, mesmo com chuva a Parada já havia reunido 15 mil pessoas, aproximadamente. O prefeito Reinaldo Nogueira (PMDB) acompanhou todo o evento.

Segundo o secretário de Urbanismo e do Meio Ambiente, José Carlos Selone, que lidera a equipe organizadora do evento, a Parada de Natal é, hoje, o maior evento promovido pela Prefeitura de Indaiatuba. “Mais uma vez a Parada foi um sucesso de público. Não há dúvida de que é o maior evento público do município”, avaliou.

A avaliação do público confirma o sucesso do evento. Acompanhado da família, o comerciante João Euclides Ribeiro, 44, confirma a avaliação do secretário. “Eu vim na semana passada, mesmo com a chuva, e voltei hoje porque meus filhos quiseram assistir ao desfile de novo, e também trazer os primos que moram em Itu e que ainda não tinham assistido a Parada. Esse já é o terceiro ano que nós participamos”, comentou.

O encanto natalino muito bem representado nos carros e nos figurinos não enchem só os olhos apenas das crianças. A aposentada Vera Constância Ribeiro, 76, diz que todos os anos ela assiste o desfile com a irmã. Moro no Centro e gostava mais quando a Parada de Natal passava pela Quinze de Novembro, porque não precisava vir de carro, mas sou obrigada a concordar que essa gente toda que vem assistir já não caberia mais lá no Centro. A cada ano o desfile fica mais bonito e a Prefeitura está de parabéns pela iniciativa. É tão bonito que volto a ser criança e chego a ficar emocionada”, declarou.

Uma chuva fina até ameaçou estragar o segundo desfile quando os primeiros carros entraram na avenida Fábio Roberto Barnabé, mas passou logo e não causou nenhum imprevisto com os participantes, os carros ou mesmo com os figurinos.

Como já é costume, a Parada retratou o lado religioso, o místico e o lúdico do Natal, com presépio; anjos; Papai Noel; fadas e duendes; brinquedos e presentes; confeiteiros com biscoitos e doces; além de trenós e das renas.

Todos os carros do ano passado foram reaproveitados e para apresentar as novidades, que foram o castelo de gelo e um novo presente que se abria na avenida, os organizadores também reaproveitaram carros e materiais utilizados nas primeiras edições da Parada.

Além das equipes do Urbanismo e da Secretaria de Obras e Vias Públicas, que cuidam de toda a infraestrutura dos desfiles, a Parada de 2015 contou com alunos das oficinas da Secretaria de Cultura, dos projetos da Secretaria da Educação, da Secretaria de Esportes, alunos da Abid (Associação Beneficente Irmã Dulce) e da Escola de Dança Rodrigo Oliveira.

Entre as autoridades presentes no evento também estavam o deputados Rogério Nogueira (DEM); o superintendente do Saae (Serviço Autônomo de água e Esgoto), Nilson Alcides Gaspar, e os vereadores César de Oliveira (PMDB), Hélio Ribeiro (PSB) e João de Souza Neto, o Januba da Banca (DEM), e o secretário de Obras, Leandro Dias de Souza.

A primeira Parada de Natal de Indaiatuba foi realizada em 2012, com um desfile no Centro da cidade, na Rua 15 de Novembro, e outro na Francisco de Paula Leite, em frente ao Boulevard da Cecap. Depois de dois anos, em 2014 o desfile que acontecia no Centro foi transferido para a Marginal Esquerda do Parque Ecológico, e a Prefeitura ainda manteve uma apresentação na avenida Francisco de Paula Leite. Este ano, as duas apresentações foram realizadas na Marginal Direita, em frente à Raia de Remo, onde também foi montada uma arquibancada para acomodar melhor o público.

Desde domingo (06) os carros utilizados nos desfiles estão expostos no Parque Ecológico, em frente à Prefeitura, integrando a decoração natalina que já está montada no trecho. No local também foi montada a casa do Papai Noel, que atenderá as crianças entre os dias 07 e 23 de dezembro, das 19h às 23h. A partir desta segunda-feira, o Papai Noel também atende no coreto da praça Prudente de Moraes, no mesmo horário.
  • Redator(es): Sirlene Virgílio Bueno