Presidente do Conselho de Saúde participa da 15ª Conferência Nacional de Saúde

15ª Conferência Nacional de Saúde aconteceu em Brasília de 1 a 4 de dezembro
10/12/2015 16:11h

Presidente do Conselho de Saúde participa da 15ª Conferência Nacional de Saúde

O presidente do Conselho Municipal de Saúde de Indaiatuba e membro do Conselho Estadual de Saúde, Luiz Medeiros participou de 1º a 4 de dezembro, no Auditório Ulisses Guimarães, em Brasília/DF, da 15ª Conferência Nacional de Saúde, com o tema “Saúde pública de qualidade para cuidar bem das pessoas: direito do povo brasileiro”. A Conferência teve como objetivo discutir a saúde pública como direito de cidadania, em contraposição à mercantilização e privatização. Saúde pública de qualidade, visando à superação das desigualdades, entre diferentes populações e regiões, à organização e à humanização nos serviços de saúde de modo a atender as necessidades dos usuários e ampliar o acesso.

Luiz Medeiros informou que a 15ª Conferência deixou a desejar, e relata que os delegados eleitos trabalharam com oito diretrizes, 40 proposições e 27 moções, que serão encaminhadas com o Relatório Final para todos os delegados do Brasil.

O presidente do Conselho Municipal, diz que não foi de bom tom a presença da presidente Dilma Rousseff (PT) no final do evento. “No meu entendimento, ela deveria ter participado da cerimônia de abertura e não no final, pois acabou prejudicando os nossos trabalhos. Houve um esvaziamento da plenária para uma varredura por questões de segurança. Atrasou por mais de três horas as deliberações”, comenta. “O discurso da presidente Dilma não foi só norteado nas questões de Saúde, pois se tratava de Fórum de Saúde, e o momento não era para levantar uma bandeira partidária. E esta atitude essa que repudio”.

O presidente do Conselho Municipal destaca que os próximos anos serão difíceis especialmente para os municípios no campo da saúde. “O governo Federal, não anunciou por enquanto nenhum investimento para esta área, simplesmente anunciou um suporte de 7,5 bilhões para cobrir as dívidas de 2015, no campo da saúde”.

Luiz ressalta ainda que participou da sub comissão da Saúde, na Câmara Federal. “Devemos acreditar que ainda temos bons políticos, pois presenciei deputados independente da sigla, trabalhando até as 20hs, em discussões de ações de saúde para melhoria do povo brasileiro”.

Luiz Medeiros foi como um dos delegados eleitos pelo Estado de São Paulo, Edvaldo Apolinário delegado indicado pela Federação Nacional de Diabetes (Fenad), e como convidada e representando a Secretaria de Saúde, Patrícia Carla Zanetti, coordenadora da Unidade de Especialidades Médicas Dr. Mário Paulo do Jardim Morada do Sol.
  • Redator(es): Deuzeni Ceppolini