Prefeito participa da festa de final de ano do Projeto 100% Saúde

• Publicação: 21/12/2015 16:13h
  • Redator(es): Deuzeni Ceppolini

Foto: Eliandro Figueira – SCS/PMI

O prefeito de Indaiatuba Reinaldo Nogueira (PMDB) participou na noite de quarta-feira, 16, no Salão Orion do Indaiatuba Club, da festa de encerramento do “Projeto 100% Saúde”, uma parceria da Secretaria de Saúde, Grupo Gesto e Unicamp. O evento reuniu autoridades e cerca de 200 pessoas de todas as idades participantes do projeto e que já conseguiram perder peso com a mudanças de hábito alimentar e atividade física. O “Projeto 100% Saúde”, começou em julho de 2015, e atende a população todas as quartas-feiras na Câmara Municipal. Dos cerca 300 participantes que passaram pelo projeto, 148 pessoas foram pesadas no dia 25 de novembro e perderam juntas 611 quilos e 500 gramas.

Participaram do evento o Secretário de Saúde de Indaiatuba José Roberto Stefani, Elinton Adani Chaim da Unicamp e equipe. O presidente da Câmara Municipal Luiz Alberto Pereira Cebolinha, o superintendente do SAAE, Nilson Alcides Gaspar, e o facilitador Ítalo Gomide Alves que um dia foi obeso, fez a cirurgia bariátrica e está bem e saudável, também fizeram uso da palavra

Doutor Shain destacou a importância deste trabalho e que tudo na vida pode ser transformado. “A obesidade é uma doença crônica, atinge todas as classes sociais, além das outras doenças como câncer, hipertensão arterial, diabetes, a pessoa sofre discriminação por ser obeso”.

O médico explica que quando começou a tratar obesidade nos anos 90, alguns seus colegas de profissão disseram que ele iria trabalhar com cosmetologia, tratar de beleza. “Obesidade é doença e a cirurgia nem sempre é a solução. Mudança de hábitos alimentares e atividade física. Este grupo de pessoas de Indaiatuba que aceitou o desafio e mostrou que é possível ser feito”.

O médico ressaltou que paciente obeso custa muito caro para o sistema público de saúde (SUS). E prevenir a obesidade com educação alimentar, atividades físicas evitaremos muitas doenças relacionadas a obesidade como a diabetes, hipertensão, esteatose hepática, doenças urológicas, apneia do sono entre outras.

O Secretário de Saúde José Roberto Stefani agradeceu aos presentes e também a sua equipe e destacou que quando o conheceu o trabalho do Grupo Gesto e implantou o projeto 100% Saúde no município, percebeu que era possível ajudar muitas pessoas a ter uma vida mais saudável e com acompanhamento de uma equipe multidisciplinar. “A obesidade hoje é um dos maiores problemas de saúde pública em vários países do mundo, então é melhor prevenir”.

O Prefeito Reinaldo Nogueira cumprimentou a todos e ressaltou que a obesidade atinge pessoas de todas as classes sociais. Para manter a saúde e participar de um programa deste tipo é necessário ter disciplina. “A cultura alimentar está mudando, os brasileiros copiam moda dos Estados Unidos e aderem facilmente ao refrigerante e fast food e é preciso mudar. Parabenizo a todos que conseguiram acompanhar o projeto e não desistiram e que perderam peso e peço que vocês não parem sejam perseverantes”.

Reinaldo destacou o programa de segurança alimentar do Cresans que ajuda o participante a preparar melhor os alimentos e ter uma vida mais saudável. “O cardápio oferecido as crianças que estudam na rede municipal, tudo é balanceado para evitar a obesidade. Visa ensinar a criança a desenvolver um paladar para alimentos saudáveis”.

A participante Adelaide Fadini, 56 anos, viúva aposentada, foi a pessoa que mais perdeu peso, no total foram 21 quilos e 100 gramas recebeu flores e um presente doado pelos apoiadores do do evento. Ela explica que começou com o projeto em julho, e seguiu todas as orientações e a com a mudança de hábito e caminhada. “Acabou as dores nos joelhos e a apneia. Eu conseguiu ganhar 30 quilos em um ano, perdi minha mãe e meu filho de 34 anos com câncer em 2014. Quando eles adoeceram, uma situação que me abalava muito era ver o emagrecimento, conforme a doença progredia. Eu comia muito, pois assim pensava que não teria câncer. Fui no lançamento e conheci o programa, e com ajuda dos profissionais, palestras eu procurei seguir todas as orientações e consegui eliminar mais de 21 quilos e vou continuar. Este projeto é maravilhoso e é uma pena que muitos pararam”.

O segundo lugar foi Cláudio Daltio, 46 anos, vigilante, começou com o grupo dia 1º de julho de 2015, atividade física e reeducação alimentar. Eliminou 20 quilos e 300 gramas. “Minha saúde melhorou, durmo bem e também a minha autoestima melhorou”.

O grupo formado por cerca de 300 pessoas, deste total 148 participaram da pesagem no dia 28 de novembro. O peso eliminado foi arrecadado em forma de alimentos e será doado para Associação São Francisco de Assis (Asfafa).

100% Saúde

A equipe da Unicamp atende toda quarta-feira, a partir das 18h, na Câmara Municipal. O primeiro grupo foi acessível a toda população. Os pacientes vieram por indicação de médicos, agentes comunitários de saúde, ambulatórios de especialidades, Programa de Saúde da Família (PSF) e demanda espontânea.

Para participar do Projeto 100% será necessário ter acima de 16 anos de idade e trazer RG, CPF, cartão SUS e comprovante de endereço. As vagas são limitadas.

A equipe de Indaiatuba formada pela nutricionista Vanessa Custódio Medeiros, a enfermeira. Patrícia Gottlieb.

O próxima reunião será dia 13 de janeiro de 2016, às 18h, na Câmara Municipal.