Túnel para interceptor de esgotos próximo ao Oliveira Camargo é escavado manualmente

Devido a obra estar próxima a avenida, linha férrea e imóveis históricos esse cuidado é necessário
15/01/2016 16:21h

Foto: Giuliano Miranda – DCS Saae

As obras do Interceptor de esgotos que o Saae (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) está construindo na margem direita do rio Jundiaí, estão utilizando técnicas mistas de escavação, no trecho entre o Jardim Oliveira Camargo e Itaici (próximo à linha ferroviária).

Devido a fatores como características do solo e a proximidade a travessia de avenida, linha férrea e imóveis históricos, esse cuidado é necessário para garantir a segurança.

Nesta área já foram escavados mais de 42 metros em rocha, todo o trabalho está sendo feito manualmente com perfuratriz pneumática, para abrir 22 furos de 38 mm a cada 1 metro onde são colocados explosivos, foram usadas 3 toneladas de explosivos e o material fragmentado é retirado em baldes de 40 litros.

Após a instalação do tubo, será injetado uma mistura de cimento e argila, entre o tubo e o túnel escavado, para evitar infiltrações e recalques, prevenindo possíveis desníveis, todo o trabalho está sendo acompanhado por funcionários do Saae e pela empresa responsável pela obra.

O interceptor terá 15 quilômetros de extensão, ligando o Jardim Brasil a Estação de Tratamento de Esgotos - ETE Mário Araldo Candello, sua conclusão está prevista para janeiro de 2017.

• Redator(es): Marco Matos – DCS SAAE