Notícias

Projeto 100% Saúde recebe 41 novas inscrições na 1ª reunião de 2016

  • Publicação: 18/01/2016 16:52h
  • Redator(es): Deuzeni Ceppolini
  • Release N.º: 49

Foto

Foto: Eliandro Figueira – SCS/PMI

A Prefeitura de Indaiatuba, por meio da Secretaria de Saúde, realizou dia 13 de janeiro, 18h, na Câmara Municipal, a primeira reunião de 2016, do “Projeto 100% Saúde” realizado em parceria com o Grupo Gesto e Unicamp. O objetivo é atender às pessoas que estão acima do peso e que querem mudança de vida. Recebem orientações para mudanças de hábitos alimentares e estilo de vida para o bem estar físico e mental. O foco da ação é a reeducação alimentar, por meio de palestras para pessoas com sobrepeso, obesidade mórbida, não restringindo a participação de indivíduos sadios que queiram apenas aprender a se alimentar de forma balanceada.

A primeira reunião de 2016, recebeu 41 novas inscrições de pessoas que estão interessadas em participar do Projeto 100% Saúde. O Projeto 100% Saúde, começou em julho de 2015, e atende a população todas as quartas-feiras na Câmara Municipal e as inscrições sempre na primeira quarta-feira do mês.

Para participar do Projeto 100% é necessário ter acima de 16 anos de idade e trazer RG, CPF, cartão SUS e comprovante de endereço. As inscrições acontecem todas as 1ª quartas-feiras do mês.

A enfermeira Patrícia Gotlieb e a nutricionista Vanessa Cristina Custodio Medeiros da Secretaria de Saúde, são responsáveis pelo projeto em Indaiatuba. Também conta com a participação de Ítalo Gomide, que é o facilitador do Projeto.

O projeto 100% Saúde foi lançado dia 1º de julho do ano passado, conta com uma equipe multidisciplinar, com médico cirurgião bariátrico, nutricionista e psicóloga. A equipe atende toda quarta-feira na Câmara Municipal. Este grupo é acessível a toda população da cidade de Indaiatuba. Os pacientes chegam por indicação de médicos, agentes comunitários de saúde, ambulatórios de especialidades, Programa de Saúde da Família (PSF) e demanda espontânea.

A Unicamp desenvolve o projeto em parceria com outro municípios da região. Os pacientes que quiserem participar serão submetidos à análise clínica, dados antropométricos. Somente após este processo, os participantes serão classificados em dois grupos: Aqueles que terão indicação para cirúrgica bariátrica e o grupo de reeducação alimentar.

Dos cerca 300 participantes que passaram pelo projeto, 148 pessoas foram pesadas no dia 25 de novembro de 2015 e perderam juntas 611 quilos e 500 gramas. As informações foram divulgadas na festa de encerramento do grupo no dia 16 de dezembro de 2015 no Indaiatuba Clube. A quantidade de quilos eliminados foram doados pelos participantes em alimentos não perecíveis para Associação São Francisco (Asfafa).


Fotos


Notícias relacionadas