Notícias

Indaiatuba participa do 1º Mutirão Regional de Combate ao Aedes Aegypti

  • Publicação: 22/01/2016 17:33h
  • Redator(es): Deuzeni Ceppolini
  • Release N.º: 73

Foto

Foto: Arquivo

alterado dia 25/01, às 14h38 - A Prefeitura de Indaiatuba, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e do Programa de Controle de Dengue em parceria com a EPTV, realiza dia 30 de janeiro, às 8h, o 1º Mutirão Regional de Combate ao Aedes Aegypti. O objetivo é promover um dia de envolvimento regional, com a participação de todas as cidades da área de cobertura da EPTV para a realização de um mutirão de combate aos criadouros e para conter a proliferação do mosquito Aedes aegypti. Além das cidades da nossa região, o projeto também acontecerá em todas as outras cidades onde a EPTV está presente, totalizando 300 municípios com mais de 11 milhões de pessoas.

Em Indaiatuba serão duas ações, uma Caminhada Indaiatuba contra o Mosquito no Parque Ecológico e um mutirão de limpeza no Jardim Morada do Sol, nas proximidades do Floresta Parque próximo ao Condomínio Cocais II.

A Caminhada Indaiatuba contra o Mosquito, será dia 30 (sábado), 8h, com concentração no Parque Temático (no Parque Ecológico, altura do bairro Jardim Monte Verde). A caminhada vai até a Praça do Lago (Jardim Morada do Sol, em frente à UPA – Unidade de Pronto Atendimento 24 horas). Em seguida os Agentes Comunitários da Saúde farão um arrastão em residências e terrenos na região do Jardim Morada do Sol.

O Secretário de Saúde de Indaiatuba José Roberto Stefani declarou que no mês de janeiro, três meses antes do mês de pico da doença, uma a cada dez cidades do nosso estado já se encontra em situação de surto. “Em Indaiatuba, os serviços de saúde já estão recebendo pacientes com os sintomas da doença. As equipes de rua também já registraram larvas e focos do mosquito em diversas áreas da cidade”.

O secretário destaca que o objetivo desta ação é convocar a população para o combate ao Aedes, “faremos um grande mutirão no próximo sábado dia 30 de janeiro. Teremos uma caminhada às 8hs com saída do parque temático em destino ao Jardim Morada do Sol. A ação faz parte do mutirão regional, organizado pela EPTV Campinas com objetivo de orientar a população e eliminar prováveis focos do mosquito”.

José Roberto enfatizou a necessidade de mobilizar toda a nossa sociedade. “Todos nós temos que fazer a nossa parte para combater o Aedes aegypti e evitar os sofrimentos causados pela Dengue, Zika Vírus e Febre Chikungunya. Ainda há tempo para evitar uma epidemia na nossa cidade, todos devem colaborar. Faço um apelo à toda população de Indaiatuba para que diariamente vistorie a sua casa em busca de criadouros do mosquito transmissor”.

Mutirão no Jardim Morada do Sol

A Secretaria de Saúde por meio do Programa de Controle da Dengue escolheu o Jardim Morada do Sol para a realização da ação em parceria com EPTV, pois considera o alto índice de casos positivos no bairro em 2015. Também devido a sua grande extensão territorial e populacional, combinado com o planejamento das atividades de controle da dengue 2015-2016, da cobertura agendada da estratégica das áreas prioritárias para intensificação da prevenção. O perímetro a ser trabalhado no 1° Mutirão Regional de Combate ao Aedes aegypti será no Floresta Parque, na Rua Martinho Lutero, em frente ao número 1.624, no estacionamento lateral ao lado do Condomínio Cocais. Cerca de 120 funcionários estarão envolvidos na ação, e percorrerão sete mil imóveis aproximadamente, 102 quarteirões em 23 ruas, atendendo uma população de 24 mil pessoas em quatro horas de trabalho. A ação contará com o trabalho de 13 pessoas voluntárias do Grupo Resgate de Indaiatuba. Indaiatuba tem um caso confirmado da doença em 2016 e 24 aguardando resultado.


Notícias relacionadas

Como podemos te ajudar?