Farmácia unificada do Jardim Morada do Sol será inaugurada dia 18

15/02/2016 15:25h

Foto: Eliandro Figueira – SCS/PMI
Farmácia unificada do Jardim Morada do Sol será inaugurada dia 18

Alterado dia 16/02, às 11h40 - A Prefeitura de Indaiatuba, por meio da Secretaria de Saúde, inaugura dia 18 de fevereiro, às 8h30, a nova Farmácia Unificada, que fará a distribuição de medicamentos para os pacientes do Jardim Morada do Sol e região. O espaço foi criado no antigo prédio do Ambulatório de Pediatria, que foi reformado e também a Central de Ambulâncias. O município investiu R$ 221.450,07 na obra. A Farmácia está localizada a Rua Carlos Alberto Garcia, Nº 28, ao lado da UPA-24h (Unidade de Pronto Atendimento) do Jardim Morada do Sol, e atenderá a população da 8h às 17hs.

A assessora da Secretaria de Saúde, Graziela Drigo Bossolan Garcia, explicou a farmácia está funcionando em fase de teste, para fazer treinamento de funcionários e sistema de senhas desde o começo de fevereiro de 2016. “A Farmácia do Jardim Morada do Sol foi criada para acolher melhor os pacientes. O espaço da Central de Assistência Farmacêutica da Rua Regente Feijó, já não estava comportando a quantidade de pessoas que passavam pelo atendimento. Às vezes com filas e as cadeiras já não eram suficientes para atender a todos que buscavam pelo serviço. A nova farmácia vai conseguir dividir o atendimento”.

Graziela explicou que os medicamentos da cesta de medicamentos para hipertensão, diabetes, antialérgicos, analgésicos, antibióticos, ansiolíticos, anticonvulsão entre outros, poderão ser retirados na Farmácia do Jardim Morada do Sol. “Os medicamentos de alto custo, aqueles fornecidos pela Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, os interessados poderão abrir os processos (entregar toda documentação) no Jardim Morada do Sol, mas a retirada será na Regente Feijó, Cidade Nova, pois o serviço exige toda uma estrutura física correta para armazenamento e seguir as normas da Vigilância Sanitária”.

A Farmácia do Jardim Morada do Sol deverá atender mensalmente cerca de 12 mil pessoas, conta com sete funcionários da prefeitura, dois estagiários da Fiec (Fundação Indaiatubana de Educação e Cultura) e será coordenada pela Farmacêutica Melina Pansonatto Pereira.

Para ser atendido na assistência farmacêutica o pacientes tem que ter a receita médica, o cartão SUS e ser morador de Indaiatuba e apresentar comprovante de residência.

Além da nova unidade do Morada do Sol, a Saúde tem farmácias no PSF do Jardim Carlos Aldrovandi, Jardim Brasil, Parque Corolla, Jardim Oliveira Camargo, Itaici e Parque Indaiá. A Unidade de Assistência Farmacêutica (Cidade Nova), a Farmácia Popular (Rua Candelária, parceria governo federal e município)

O serviço de Assistência Farmacêutica de Indaiatuba atende atualmente 67 mil pacientes por mês, sendo cerca de 3.400 pacientes diários nas farmácias da rede municipal de Saúde, sendo 1.550 atendimentos na Central de Assistência Farmacêutica, 420 na Alto Custo, 110 na Farmácia Popular, e os demais atendimentos são feitos nas farmácias que funcionam nas Unidades de Saúde e polos de PSF.

O projeto de reforma do prédio incluiu adaptações para as novas funções, inclusive com um reforço na rede elétrica, manutenção geral e pintura. Em 2015, a Prefeitura também realizou algumas alterações nas vias no entorno do prédio, com o objetivo de melhorar a circulação de veículos e dar maior fluidez ao trânsito da região. A principal mudança foi a abertura do acesso à avenida Engenheiro Fábio Roberto Barnabé - Marginal Direita, pela rua Coronel Júlio Pereira de Blum, que foi fechado para a construção do calçadão em frente à Igreja Santo Antônio.
  • Redator(es): Deuzeni Ceppolini