Participantes do grupo 100% Saúde terão aula de ginástica e hidroginástica

Atividades serão possíveis graças a parceria entre a Secretarias de Esportes e Saúde
18/02/2016 18:10h

Participantes do grupo 100% Saúde terão aula de ginástica e hidroginástica

A Secretaria de Saúde anunciou na reunião de quarta-feira, dia 10, na Câmara Municipal, que a Secretaria Municipal de Esportes está abrindo um total de 60 vagas para atender aos participantes do projeto 100% Saúde, oferecendo assim a oportunidade da prática de atividade física para auxiliar os objetivos de perda de peso dos integrantes e contribuir para melhor qualidade de vida. Também 20 vagas para hidroginástica, duas vezes por semana, nas turmas existentes nos polos esportivos Califórnia, Parque Corolla, Rêmulo Zoppi e Centro Esportivo do Trabalhador, e mais 40 vagas para ginástica, com duas turmas de 20 participantes criadas especialmente para o 100% Saúde no Ginásio Municipal de Esportes. Será dada prioridade para os participantes com maior índice de sobrepeso e indicação de cirurgia bariátrica.

A assessora da Secretaria de Saúde, Graziela Drigo Bossolan Garcia esteve presente na reunião e agradeceu aos presentes, e a Secretaria de Esportes pela criação das vagas especiais para os participantes do Projeto 100% Saúde e também aos integrantes que estiveram na caminhada contra a dengue realizada no Parque Ecológico.

Graziela também falou aos presentes sobre a nova doença grave transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, o Zika Vírus, que é suspeito de causar microcefalia em bebês e pediu que todos fiscalizem suas casas e quintais e não permitam que o mosquito se instale. Declarou que a união da sociedade civil e poder público é a única maneira de combater as doenças transmitidas pelo Aedes.

Graziela também apresentou a primeira participante do Projeto 100% Saúde, que fez a cirurgia bariátrica na Unicamp, Roseli Aparecida da Silva.

Roseli começou no grupo no dia do lançamento em julho e perdeu 30 quilos, seguindo todas as orientações da equipe multidisciplinar. Foi operada dia 25 de janeiro, pelo médico da Unicamp, Elinton Adami Chain e equipe. Dos 30 quilos eliminados por Roseli, quatro foram após a cirurgia.

Vagas de hidroginástica

Segundo a coordenadora do projeto Lazer da Secretaria Municipal de Esportes, Cristina Toledo, é uma grande satisfação para a secretaria poder colaborar para mais uma importante iniciativa que está em linha com a missão da Secretaria de Esportes de massificar e estimular a atividade física, contribuindo para maior qualidade de vida e bem-estar da população. "Desde o ano passado tínhamos já a intenção de apoiar o projeto e, com o apoio do prefeito Reinaldo Nogueira e do secretário municipal de Esportes Humberto Panzetti, conseguimos agora expandir nossa infraestrutura para criar estas novas vagas e turmas", diz.

Os interessados preencheram um cadastro na reunião da quarta, dia 10 de fevereiro.

Para participar do Projeto 100% é necessário ter acima de 16 anos de idade e trazer RG, CPF, cartão SUS e comprovante de endereço. As inscrições acontecem todas as 1ª quartas-feiras do mês.

O projeto 100% Saúde foi lançado dia 1º de julho, conta com uma equipe multidisciplinar, com médico cirurgião bariátrico, nutricionista e psicóloga. A equipe atende toda quarta-feira na Câmara Municipal. Este grupo é acessível a toda população da cidade de Indaiatuba. Os pacientes chegam por indicação de médicos, agentes comunitários de saúde, ambulatórios de especialidades, Programa de Saúde da Família (PSF) e demanda espontânea.

A Unicamp desenvolve o projeto em parceria com outro municípios da região. Os pacientes que quiserem participar serão submetidos à análise clínica, dados antropométricos. Somente após este processo, os participantes serão classificados em dois grupos: Aqueles que terão indicação para cirúrgica bariátrica e o grupo de reeducação alimentar.
  • Redator(es): Deuzeni Ceppolini