População prestigia Esporte Cidadão com adesão de novos participantes

23/02/2016 15:30h

Foto: Fabiana Biondi
População prestigia Esporte Cidadão com adesão de novos participantes

O projeto de caráter socioeducativo Esporte Cidadão da Secretaria Municipal de Esportes registrou ampla participação da população no último dia 20, quando foram abertas as inscrições para novos participantes. No total, contabilizando atuais alunos e recém-chegados, o programa, que oferece aulas esportivas gratuitas para crianças de 6 a 17 anos em 20 modalidades, atingiu cerca de 8.200 inscritos. Como já é tradição, a natação foi a modalidade mais concorrida, com registro de lista de espera, mas as opções de ginástica artística e ginástica de trampolim também estiveram entre as mais procuradas. Ainda existem vagas remanescentes em alguns cursos, como handebol, futebol, capoeira e basquete. Os interessados podem consultar os professores diretamente nos núcleos esportivos nos horários das aulas, que acontecem duas vezes por semana. A lista completa de núcleos, horários e modalidades está disponível no site da Prefeitura no link http://www.indaiatuba.sp.gov.br/esportes/horarios/ . Outras informações (19) 3825-6270.

“Ficamos muito satisfeitos em ver que a cada ano contamos com maior apoio da população e confiança dos pais em nosso projeto”, comenta o secretário municipal de Esportes Humberto Panzetti. “Especialmente porque o Esporte Cidadão não tem apenas o objetivo de estimular a atividade física, e sim fomentar também junto aos participantes valores intrínsecos ao esporte e fundamentais para a formação do caráter do futuro cidadão, como trabalho em equipe, disciplina, respeito, ética e determinação, contribuindo para uma influência positiva na vida de crianças e jovens. Isso só é possível porque temos um gestor, o prefeito Reinaldo Nogueira, que realmente acredita no poder transformador do esporte e dedica esforço e dotação orçamentária para que as coisas aconteçam. Em complemento, desde 2014 contamos com os recursos adicionais advindo da Lei de Incentivo do Ministério do Esporte, com coordenação da Organização Nacional das Entidades do Desporto, tendo hoje como parceiros as empresas patrocinadoras Toyota, John Deere e Ticket Serviços e as apoiadoras Mann+Hummel e Plastek”, completa Panzetti.

“Nós nos mudamos no final do ano passado para Indaiatuba”, conta Rosana Maria Loriato, mãe do aluno de natação Rafael, de 12 anos, e presente às inscrições no último dia 20. “Os primos dele já são alunos do Esporte Cidadão e ele ficou sabendo das inscrições na escola. É bom para a criança praticar esporte, tanto para o desenvolvimento corporal como mental, por isso vim fazer a inscrição dele. Onde nós morávamos não tinha essa oportunidade”, destaca. Jéssica Franciele de Lima Braz, mãe da aluna de ginástica artística Júlia, de 6 anos, também ressalta os benefícios do projeto. “Acho que é muito importante para o desenvolvimento dela a prática do esporte. Ela é um pouco tímida e acho que vai se sentir mais segura, vai ser bom para ela. Eu não teria como pagar para ela fazer alguma coisa, então por ser gratuito acaba sendo mais um incentivo”, acrescenta.

O Esporte Cidadão é um programa de esporte educacional desenvolvido pela Prefeitura de Indaiatuba, com apoio de parceria público-privada coordenada pela ONED (Organização Nacional das Entidades do Desporto) e integrada pelas empresas patrocinadoras Toyota do Brasil, John Deere do Brasil e Ticket Serviços e as apoiadoras Mann+Hummel Brasil e Plastek do Brasil. Atende gratuitamente alunos de 6 a 17 anos em 20 modalidades e 20 núcleos esportivos da cidade. As inscrições são abertas no início de cada semestre e a cada período é realizado um festival de todas as modalidades para estimular a cooperação entre os alunos e a aproximação com os familiares. Informações podem ser obtidas no telefone (19) 3825-6270.
  • Redator(es): Adriana Panzini