Saúde realiza capacitação para fiscais da Prefeitura

Profissionais receberam orientações sobre o trabalho de combate ao Aedes
24/02/2016 15:43h

Foto: Deuzeni Ceppolini - SCS/PMI
Saúde realiza capacitação para fiscais da Prefeitura

A Prefeitura de Indaiatuba, por meio da Secretaria de Saúde, promoveu no dia 19, na sala de reuniões do Departamento de Informática (Depin) uma capacitação sobre dengue para 39 fiscais das secretarias de Saúde (Vigilância Sanitária), Engenharia, Urbanismo e Meio Ambiente e Departamento de Fiscalização, a ação visou integrar todos os setoresna fiscalização e no combate à dengue no município. Durante a capacitação, os profissionais tomaram ciência da situação das doenças Dengue, Zika Vírus e Chikungunya, causadas pelo mesmo mosquito, o Aedes aegypti.

Os palestrantes foram o assessor do programa de Controle da Dengue, Ulisses Bernardinetti e o fiscal sanitário e coordenador da Área de Alimentos da Vigilância Sanitária Marcos Luques, que falaram aos agentes públicos sobre a importância de participar do controle da dengue e respeitando a área de atuação de cada setor. “Todos devem observar as áreas com problemas e orientar a população, sobre a questão da dengue e também encaminhar relatórios para o programa de controle da dengue da Secretaria de Saúde”.

Ulisses relatou aos agentes o papel de cada secretaria no controle da dengue, “temos que reduzir os criadouros e assim não daremos oportunidade do vetor proliferar”. Destacou que a dengue sempre foi uma doença grave e agora apresenta: o Zika Vírus com consequências graves como suspeita de provocar microcefalia em bebês e a Síndrome de Guilian Barret.

Ulisses elencou como deve ser a forma de atuação de todas as Secretarias e departamentos envolvidos em ações no combate à dengue no município. “80% dos criadouros estão nos quintais e temos que orientar a população e com foco na educação, somente assim conseguiremos a mudança de comportamento. Acreditamos que a união de todos os segmentos da sociedade conseguiremos vencer o mosquito”.

• Redator(es): Deuzeni Ceppolini