Prefeitura realiza mutirão contra dengue na Cecap

Equipes procurarão criadouros da dengue e pessoas com sintomas
09/03/2016 17:08h

Foto: Eliandro Figueira – SCS/PMI
Prefeitura realiza mutirão contra dengue na Cecap

A Prefeitura de Indaiatuba, por meio por meio do Programa de Controle de Dengue, da Secretaria de Saúde, promove no sábado, dia 12, das 8h30 às 12h, um mutirão contra a dengue na Cecap (Vila Brigadeiro Faria Lima). A ação visa retirar das residências e ruas do bairro, objetos que podem acumular água de chuvas e também orientar a população sobre os perigos das doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, como a Dengue, a Febre Chicungunya e o Zika Vírus, a última doença é suspeita de provocar a microcefalia em bebês.

O assessor do programa de controle da dengue, Ulisses Bernardineti, informou que a área escolhida foi delimitada, pois o local concentra 14 casos suspeitos de dengue. Os agentes se encontrarão na UBS II, na Praça Vital Barnabé, s/nº, às 8h30 e percorrerão 21 quarteirões, 23 ruas, 1115 imóveis.

Ulisses explicou que ação terá o apoio da Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente e do coordenador da Defesa Civil, Paulo César Feijão. Trabalharão na ação 42 pessoas, entre agentes da dengue e agentes comunitários de saúde.

Também estará no mutirão, o fotógrafo Prefeitura Eliandro Figueira, que é voluntário, e fará imagens aéreas da região com o seu drone. Figueira consegue visualizar com seu equipamento, locais de difícil acesso, como caixas destampadas, lajes com acúmulo de água e terrenos e quintais de casas com lixo.

Os fiscais do Departamento de Fiscalização percorrerão o bairro durante a semana, para fazer notificações dos terrenos com mato e lixo.

Indaiatuba registrou em 2016, 17 casos dengue, 11 autóctones, seis importado residente e 107 aguardam resultado.

Mutirão no Jardim Califórnia

No sábado dia 5 de março, as equipes trabalharam cinco quarteirões no Jardim Califórnia e retiraram meio caminhão de criadouros do mosquito (pneus, garrafas pet e embalagens), cerca de 40 sacos de 100 litros. Durante a semana, a equipe da Semurb fez a retirada de móveis, objetos, galhos de poda de árvores que estavam na região.

O programa de controle desenvolve uma grande variedade de atividades educativas no município e todos os agentes trabalham uniformizados e com identificação.
  • Redator(es): Deuzeni Ceppolini