Prefeitura e Saae geram cerca de 2.500 empregos indiretos com serviços terceirizados

Serviços contribuem para qualidade de vida dos indaiatubanos e geram emprego
29/03/2016 17:42h

Foto: Eliandro Figueira – SCS/PMI

As obras públicas em andamento no município trazem benefícios que vão além das melhorias em infraestrutura urbana, saúde, educação e lazer da população. Com mais de 40 obras em andamento, a Prefeitura de Indaiatuba e o Saae (Serviço Autônomo de Água e Esgotos) contribuem para a geração de cerca de 1.000 empregos indiretos. Com os demais serviços terceirizados são gerados outros 1.500 empregos, aproximadamente. São obras e serviços que contribuem com a qualidade de vida dos indaiatubanos e beneficiam, indiretamente, uma população estimada de 9 mil pessoas, formada pelas famílias desses trabalhadores.

O Saae, sozinho, gera em torno de 600 empregos indiretos em suas obras, entre elas a barragem do Rio Capivari-Mirim, que dá origem a um lago com capacidade para armazenar 1,3 bilhão de litros e irá regularizar a vazão do manancial em 316 litros por segundo, permitindo a captação durante o ano inteiro.

Na lista de obras da autarquia em andamento também estão a construção dos reservatórios com capacidade para 5 milhões de litros, no Buru, e com 1,2 milhão de litros no Jardim Regente, a ampliação da Estação de Tratamento de Água - ETA III; a substituição de 11,5 km de redes antigas no centro da cidade, e a construção do Museu da Água.

O Saae ainda mantém as construções de estações elevatórias de esgoto, como no bairro Buruzinho, que está em fase de acabamento, e a travessia de emissários e interceptor de esgoto na margem do rio Jundiaí, que está com 70% da obra concluída.

Com os demais serviços terceirizados para limpeza, leitura de hidrômetros e manutenção de ar condicionado, entre outros, o Saae gera mais 62 postos de trabalhos.

Já na Prefeitura, a contratação de serviços de limpeza, coleta de lixo, segurança patrimonial, merenda escolar, alimentação de funcionários, concessão dos serviços de transporte escolar e público, a Prefeitura gera mais 1.400 postos de trabalho.

Juntas, as secretarias de Planejamento Urbano e Engenharia, Obras e Vias Públicas e de Urbanismo e do Meio Ambiente somam quase 400 empregos indiretos em construções e reformas de creches, escolas, unidades de saúde e centros esportivos, construção de avenidas, prolongamento de vias e pavimentação asfáltica e construção de pontes, e até um museu e um elevado.

Na zona sul da cidade, a Prefeitura comanda obras importantes de infraestrutura viária como é o caso do anel viário que possibilitará um novo acesso partindo da SP-075 até a região norte da cidade, interligando vários o Distrito Industrial à vários bairros da cidade. Outro destaque é o conjunto de obras no final da avenida Engenheiro Fábio Roberto Barnabé, no Jardim Morada do Sol, que inclui a conclusão da Marginal Esquerda, uma nova ponte interligando as duas marginais, e também a duplicação da interligação da rua Martinho Lutero com a Estrada da General Motors (IDT-372). O trânsito da região sul ainda será beneficiado com o primeiro elevado de Indaiatuba, que está em fase inicial de construção, na Marginal Direita, na altura do Jardim Hubert.

Na região do Jardim Paulista a Prefeitura está finalizando a construção da Escola Estadual, que já está funcionando no bairro, e também já trabalha no acabamento da creche do Jardim Paulistano. A área de lazer do bairro recebe os últimos retoques antes da inauguração, que deve acontecer ainda este mês.

Entre as obras que atendem as demais regiões da cidade, na área da educação destacam-se a nova creche do Jardim Portal do Sol, e as ampliações da creche “Professora Joana Gurgel”, no Parque Residencial Indaiá, e Emeb (Escola Municipal de Educação Básica) “Professora Maria Albertina Bannwart Berdu”, no Jardim Carlos Aldrovanti, todas em fase de acabamento.

Na área da saúde, estão em andamento as obras de construção da UBS (Unidade Básica de Saúde) do Jardim Campo Bonito, e a ampliação do Haoc (Hospital Augusto de Oliveira Camargo), que tem a parceria da Prefeitura, para oferecer mais 174 novos leitos à população.

Para a prática esportiva, encabeça a lista de obras em andamento a construção do CIE (Centro de Iniciação ao Esporte), em construção no CET (Centro Esportivo do Trabalhador), que oferecerá à população um ginásio de esportes que atende os padrões exigidos para as competições profissionais. Nessa área, a Prefeitura ainda mantém as obras de construção da quadra poliesportiva na Associação XII de Junho, e a cobertura e construção de vestiários da nova piscina multiuso do Centro Esportivo. Os três espaços devem ser entregues ainda nesse semestre.

A construção da Casa da Memória, no Jardim Pompéia, a pavimentação parcial da rodovia Lix da Cunha (SP-073), ligando o Jardim Panorama ao bairro Tombadouro, e a duplicação da Alameda José Amstalden, no Jardim Europa, completam a relação das principais obras públicas em andamento.

Ainda em 2016 a Administração Municipal deve iniciar outras obras importantes para acompanhar o crescimento ordenado da cidade, o que certamente contribuirá para a geração de emprego e renda para muitas outras famílias.
  • Redator(es): Sirlene Virgílio Bueno