Secretaria de Saúde alerta para os perigos da gripe H1N1

04/04/2016 16:51h

A Prefeitura de Indaiatuba, por meio da Secretaria de Saúde, informa que a campanha nacional de vacinação contra gripe que imuniza contra três vírus diferentes, entre eles o H1N1, começa dia 30 de abril e vai até dia 20 de maio. Serão vacinadas as pessoas pertencentes aos grupos de risco como profissionais de saúde, idosos, crianças menores de cinco anos, grávidas, puérperas, doentes crônicos e outras comorbidades. A equipe da Vigilância Epidemiológica participará de reunião na quarta-feira, 7, com os representantes do CVE-Campinas, para informações gerais sobre a campanha de 2016.

A assessora da Saúde, Graziela Drigo Bossolan Garcia, ressaltou que a Influenza A, (H1N1) uma doença respiratória tem sintomas e complicações semelhantes aos da gripe comum, e colocou os Estados da região sudeste em alerta. “Desde que começou o surto, a Secretaria trabalha em alerta com toda a rede pública de saúde do município, como os dois os Hospitais: Haoc, Santa Inês e UPA 24 Horas. Outra preocupação é divulgar para a população, quais são os sintomas, cuidados e quando procurar ajuda médica”.

A diretora da Vigilância em saúde, Rita de Cássia Ferraz Vaz explicou que é difícil diferenciar a gripe causada pelo H1N1 de outra gripe. “A preocupação maior é a Síndrome Respiratória Aguda Grave, é importante é ficar atento aos sintomas como com febre acima de 38º graus C e tosse, acompanhadas ou não de dor de garganta, procure o seu médico ou a unidade de saúde mais próxima”.

A diretora informou sobre o medicamento Tamiflu usado para combater o H1N1. Este medicamento só é recomendado para pacientes graves do grupo de risco e com diagnóstico. Não pode ser usado em um cidadão comum que não está doente, pois o vírus pode ficar resistente se o medicamento for usado de forma indiscriminada.

Rita alertou que o primeiro passo para evitar a gripe é a prevenção. Além da vacina, é importante ter uma dieta bastante saudável, deixar os ambientes arejados, lavar as mãos com agua e sabão, incluir o álcool em gel no cotidiano, usar lenço descartável para espirrar ou tossir e não sair de casa se estiver doente. Se tiver sintomas de gripe guarde uma distância de pelo menos, um metro, quando falar com outra pessoas. Evite cumprimentar com abraços, beijos e apertos, beijos ou mão. É difícil diferenciar a gripe causada pelo H1N1 de outra gripe. A preocupação maior é a, que tem levado as pessoas a óbito. Os sintomas são: falta de ar, desconforto respiratório, aumento da frequência respiratória e queda de pressão”.

A Secretaria de Saúde alerta se tiver os sintomas de Síndrome Respiratória Aguda Grave procure o seu médico ou a unidade de saúde ou hospital mais próximo.
  • Redator(es): Deuzeni Ceppolini