Programa da dengue trabalha em parceria com imobiliária

Parceria permitirá que agentes trabalhem em imóveis fechados
05/04/2016 16:05h

Foto: Deuzeni Ceppolini - SCS/PMI
Programa da dengue trabalha em parceria com imobiliária

A Prefeitura de Indaiatuba, por meio da Secretaria de Saúde, firmou parceria entre o Programa de Controle da Dengue e a imobiliária GPS Gisele & Paulo Santos Imóveis Ltda, que objetiva a realização de vistorias preventivas pelos agentes de controle da dengue em imóveis fechados para locação. A ação foi iniciativa da GPS imóveis e surgiu, devido à dificuldade que os agentes de controle da dengue encontram quando deparam com um imóvel que está desocupado, e muitas vezes é necessário autorização da justiça para fazer a vistoria.

O assessor de Combate à Dengue Ulisses Bernardinetti informou que a imobiliária GPS em parceria com os proprietários disponibilizará chaves dos imóveis, pertencentes à carteira de clientes, para que a vistoria seja feita e com isso evitar possíveis focos do mosquito Aedes aegypti. “Os imóveis para locação e venda, gera uma grande preocupação para a Vigilância em Saúde, por não haver morador ou visitas periódicas, o local pode conter possíveis criadouros do mosquito. De nada adianta um imóvel ser constantemente vistoriado pelo morador, se o imóvel vizinho que está fechado, não for vistoriado” comenta.

O médico veterinário e coordenador do Programa de Controle da Dengue, Odenir Sanssão Pivetta, informou que essa é a primeira parceria e que o projeto se estenderá para todas as imobiliárias do município. “Destaco a iniciativa da GPS, pois com a entrada de novos agravos de doenças transmitidas pelo Aedes aegypti, além da dengue, a Febre Chikungunya e o Zika Vírus, este último responsável pela Microcefalia em bebês, a síndrome de Guillain Barré, requer ações rápidas e a colaboração de toda a sociedade na prevenção e eliminação dos criadouros”.

Neste processo, os funcionários da imobiliária receberão um treinamento para acompanhamento das vistorias, para que o próprio corretor futuramente o faça. Para isso, a Prefeitura disponibilizará o Chaveiro Checklist, com orientações práticas que devem ser seguidas.

A Saúde também disponibilizará um cartaz informando que o imóvel foi vistoriado, com a respectiva data. Outra novidade será um adesivo para tampar os vasos sanitários sem uso.

A responsável pelo Marketing da GPS Imóveis, Gislaine Brossi Guides informou que a empresa, tem grande preocupação com a parte de prevenção relacionada ao mosquito Aedes, além de ter notado um aumento na taxa de desocupação de imóveis na cidade. “Combater o mosquito não é uma tarefa fácil, por isso é necessário a mobilização e a colaboração de todos para eliminar os focos e os riscos de epidemia. Medidas simples, desde que praticadas todos os dias, geram bons resultados e ajudam a proteger não só a nossa família, mas toda a comunidade”, justifica.

Indaiatuba tem 17 casos autóctones de dengue, oito importados residentes e 162 aguardando resultados.

Na segunda-feira, dia 4, o gerente Geral da GPS Imóveis, Fábio Ribeiro e a responsável pelo Marketing, estiveram na Secretaria de Saúde e foram recebidos por Pivetta e Ulisses. Durante o encontro, os representantes da GPS Imóveis apresentaram a camiseta que será usada pelos funcionários da empresa. Também aproveitaram para obter informações sobre os casos de dengue.

• Redator(es): Deuzeni Ceppolini