Prefeito Reinaldo Nogueira parabeniza atletas contemplados com incentivos municipais

Esportistas classificados para Bolsa Atleta e equipes da ADI se reuniram em evento nesta sexta
08/04/2016 16:36h

Foto: Eliandro Figueira – SCS/PMI

O prefeito Reinaldo Nogueira (PMDB) participou nesta sexta, dia 8, de evento na sede da Secretaria Municipal de Esportes que reuniu os 60 atletas contemplados pelo Bolsa Atleta 2016 e as equipes que competem apoiadas pela parceria entre a Prefeitura Municipal e a ADI (Associação Desportiva Indaiatubana). O objetivo do encontro foi parabenizar todos os esportistas que, com seu desempenho, estiveram aptos a receber o benefício municipal e que representam a cidade em 20 modalidades em eventos regionais, nacionais e internacionais. Também estiveram presentes o vice-prefeito Dr. Antônio Carlos Pinheiro (PTB), o secretário municipal de Esportes Humberto Panzetti, o superintendente do Saae Nilson Alcides Gaspar e o secretário municipal de Desenvolvimento Renato Stochi, além do diretor da ADI Orlando Vianna e do diretor do Esporte Competitivo da Secretaria Municipal de Esportes Rafael de Oliveira e Silva.

“Gostaria de parabenizar todos que estão aqui por sua dedicação e desempenho”, destacou na ocasião o prefeito Reinaldo Nogueira. “Sei que não é fácil a vida de esportista, tive por muitos anos um atleta em casa, que é o meu irmão Rogério, no motociclismo, sei que a rotina exige muitos sacrifícios e disciplina, e é tudo isso e mais a vontade de vencer que está permitindo que vocês coloquem o nome de Indaiatuba na elite do esporte. Vocês e suas conquistas são o espelho para as gerações mais novas. A mesma força e vontade que vocês colocam nas competições, nós colocamos no poder público para trazer desenvolvimento à cidade e poder a cada ano investir um pouco mais no esporte, seja na infraestrutura ou nos benefícios como o Bolsa Atleta e nos recursos aplicados na parceria com a ADI. Assim, vamos sempre ganhando fôlego para fazer mais e expandir mais este apoio. Com muito trabalho, conseguimos fazer a diferença e pretendemos continuar fazendo muito mais. Parabenizo também a Secretaria Municipal de Esportes pelos avanços conquistados”, completou o prefeito.

“Gostaria de aproveitar este evento para ressaltar a importância da Bolsa Atleta e da parceria com a ADI para a evolução do esporte em nossa cidade”, ressaltou o secretário municipal de Esportes Humberto Panzetti. “Estive esta semana no Ministério do Esporte e recebemos a informação de que nossa Bolsa Atleta, no âmbito municipal, está entre as 10 melhores do país. É resultado do compromisso que assumimos de manter uma política transparente de concessão de benefícios e também de contarmos em Indaiatuba com um prefeito que valoriza o esporte, e que efetivamente realiza uma dotação orçamentária para a área que nos permite atender o esporte educacional, de participação e de alto rendimento. Desta forma conseguimos efetivamente apoiar nossos atletas e colaborar para que tenhamos hoje uma posição entre a elite do esporte, com grandes resultados no Brasil e em outros países, e com esportistas pleiteando vagas nas Olimpíadas e Paralimpíadas. Obrigada a todos e parabéns”, finalizou o secretário.

O Bolsa Atleta é concedido com recursos do Fundo de Assistência ao Esporte (FAE) e a seleção dos contemplados é realizada anualmente por meio de edital. Estão aptos a concorrer ao benefício os competidores que se adequam aos critérios da Portaria nº 164 do Ministério do Esporte e tenham obtido resultados classificatórios do 1º ao 3º lugar em campeonatos internacionais, nacionais ou regionais no ano anterior, além de estar em plena atividade esportiva. Também é necessário que os candidatos sejam inscritos e residentes no município e tenham feito parte da modalidade no ano anterior à solicitação. Os selecionados são determinados pela comissão gestora do FAE, composta por representantes do poder municipal, federações esportivas e da indústria e comércio.

A parceria entre a ADI e a Secretaria Municipal de Esportes possibilita que as equipes competitivas do município participem de competições federadas e confederadas, sendo que atualmente 80% das modalidades em que Indaiatuba vem obtendo mais vitórias, medalhas, recordes e títulos integram a ADI, como a natação, o futsal e o ciclismo. A mesma política de transparência adotada pela Prefeitura Municipal para o Bolsa Atleta é referência também nesta parceria, com prestação de contas e submissão de relatório para aprovação pelo Tribunal de Contas a cada ano.
  • Redator(es): Adriana Panzini