Orquestra Sinfônica de Indaiatuba realiza concerto gratuito nesta sexta, dia 15

Espetáculo inicia às 20h30 na Sala Acrísio de Camargo, no Ciaei
11/04/2016 15:08h

Orquestra Sinfônica de Indaiatuba realiza concerto gratuito nesta sexta, dia 15

Com apoio da Secretaria Municipal de Cultura, a Orquestra Sinfônica de Indaiatuba realiza novo concerto gratuito na próxima sexta-feira, dia 15, a partir das 20h30, na Sala Acrísio de Camargo, no Ciaei. Sob a regência do maestro Paulo de Paula, o repertório trará peças de dois compositores considerados fundamentais na história da música: Suíte Música Aquática, de G.F. Handel, e Sinfonia 45 de J. Haydn, mais conhecida como "Sinfonia do Adeus”. A classificação etária é livre. Informações (19) 3894-1867.

Sobre o repertório

As duas peças a serem apresentadas dia 15 foram escritas para ocasiões bastante particulares. A primeira peça, Música Aquática, foi escrita por encomenda do Rei Jorge I. Handel nasceu em Halle, na Alemanha e após viajar por toda a Europa, fixou-se em Londres onde esteve a serviço do Rei Jorge I. Em 1717 o rei programou uma excursão pelo Rio Tâmisa como parte das diversões da corte. Em um dos barcos dessa excursão ele posicionou uma orquestra que faria a “trilha sonora” desse passeio pitoresco e encarregou Handel dessa tarefa. O rei gostou tanto que as obras foram repetidas três vezes durante o percurso. Assim como Handel, Haydn era encarregado da parte musical na corte do Príncipe Nikolaus Esterházy. Além de compor as peças que seriam tocadas, Haydn também era responsável pelos músicos que atuavam na orquestra da corte. Em 1772 o príncipe prolongou sua estadia em sua residência campestre que ficava muito distante de Viena. Os músicos cansados de ficar longe de suas famílias pediram para que Haydn conversasse com o príncipe para que eles pudessem sair de férias. O jeito que Haydn encontrou foi escrever esta sinfonia que ficou conhecida como a “Sinfonia do Adeus” por ter um final que surpreenderá a todo público.

Sobre a Orquestra Sinfônica de Indaiatuba

Anteriormente denominada Orquestra de Indaiatuba, a Orquestra Sinfônica de Indaiatuba teve sua composição alterada em 2014, passando a agregar além de instrumentos de corda – como violinos, violas, violoncelos e contrabaixo – também instrumentos de sopro, como flauta, clarinete e trompete, bem como percussão. Foi criada no início de 2004 por iniciativa da Prefeitura Municipal e, desde seu surgimento, tem possibilitado a jovens instrumentistas da cidade a oportunidade de se desenvolverem técnica e musicalmente, oferecendo aulas gratuitas de violino, viola e violoncelo e também permitindo sua participação nos ensaios e apresentações do grupo. Atualmente é formada por 21 instrumentistas que são dirigidos pelo maestro Paulo de Paula.

Serviço

Sala Acrísio de Camargo – Ciaei - Av. Engenheiro Fábio Roberto Barnabé, 3665 - Jardim Regina
  • Redator(es): Adriana Panzini