A-
A+

Relações Institucionais

 

Notícias

Prefeitura promove audiência pública do Plano de Mobilidade Urbana no dia 29

Estudo deverá orientar ações do poder público e dos demais agentes envolvidos
14/04/2016 16:19h


Foto: Arquivo - SCS/PMI
Prefeitura promove audiência pública do Plano de Mobilidade Urbana no dia 29

A Prefeitura de Indaiatuba, por meio da Secretaria de Planejamento Urbano e Engenharia, promoverá no dia 29 de abril a Audiência Pública do PDMUS (Plano Diretor de Mobilidade Urbana Sustentável) - Fase de Diagnóstico e Formulação de Diretrizes. Os trabalhos terão início às 8h30, no Auditório do Paço Municipal. Os participantes poderão apresentar sugestões que serão analisadas e que podem ser incorporadas ao PDMUS.



O Plano começou a ser elaborado em maio de 2015 com levantamento de dados, diagnósticos e formulação de diretrizes associadas a quatro temas específicos: aspectos de desenvolvimento urbano e de mobilidade urbana de Indaiatuba; diagnóstico e diretrizes para o sistema viário e trânsito; diagnóstico e diretrizes para o sistema de transporte coletivo; diagnóstico e diretrizes para o transporte não motorizado (mobilidade a pé e por bicicleta).



Quanto aos aspectos de desenvolvimento urbano e de mobilidade urbana, serão apresentados os principais resultados de pesquisas de origem e destino de viagens na cidade com os indicadores de mobilidade urbana vigentes. Serão abordados também, aspectos relacionados com a inserção regional de Indaiatuba na Região Metropolitana de Campinas e na Macrometrópole Paulista.



No caso do diagnóstico e diretrizes para o sistema viário e trânsito serão apresentadas diretrizes para a expansão organizada da rede viária da cidade em consonância com os vetores de expansão urbana.



Para o diagnóstico e diretrizes para o sistema de transporte coletivo, será apresentado o diagnóstico da rede de ônibus do sistema municipal assim como diretrizes para racionalização dessa rede envolvendo reestruturação de linhas, reposicionamento de terminais, integração tarifária, entre outros.



Quanto ao diagnóstico e diretrizes para o transporte não motorizado, serão apresentadas análises sobre a acessibilidade e as condições para os deslocamentos à pé com propostas para organização da circulação em áreas centrais e polos locais da cidade. No que se refere ao modo cicloviário, serão apresentadas diretrizes de expansão da rede existente de ciclofaixas e ciclovias e de melhoria da segurança para esse meio de transporte.



Entre as orientações para a elaboração do PDMUS de Indaiatuba estava a vinculação do mesmo ao Plano Diretor Municipal e a análise e proposição de diretrizes, ações e projetos para ampliação da mobilidade da população em condições adequadas e qualificadas; reorganização da rede de transporte coletivo, com especial atenção para as questões de integração interna a este modo de transporte e dele com os demais modos.



O estudo foi promovido pela empresa Oficina Engenheiros Consultores Associados Ltda. e recebeu investimentos por parte da Prefeitura no valor de R$ 879.091,24. A coleta de dados atendeu ao disposto na Lei Federal 12.587/12, que institui as diretrizes para a Política Nacional de Mobilidade Urbana, englobando pesquisas em domicílio, abordagem de usuários do transporte coletivo público, avaliações relativas ao fluxo e volume de trânsito nas ruas, identificação de origem e destino, entre outros parâmetros.



Conforme explicou o secretário de Planejamento Urbano e Engenharia, Sandro de Almeida Lopes Coral, o estudo deverá orientar as ações do poder público e dos demais agentes envolvidos na produção da mobilidade urbana, buscando a melhoria do atendimento dos serviços públicos relacionados e das condições de acessibilidade da população. “Deverão ser consideradas não apenas as demandas atuais, mas também as necessidades futuras de médio e longo prazos, considerando projeções de expansão da população”, reforçou o secretário.



Coral ressaltou que na conclusão do estudo a empresa responsável apresentará, além do Plano de Ação com o conjunto de medidas a serem executadas pelo poder público, pelo setor privado e pela sociedade para atendimento das diretrizes definidas no PDMUS, um Plano de Investimentos, apresentando o conjunto de obras, serviços e tecnologias necessárias para a efetivação do Plano de Ação.



O trabalho da consultoria foi acompanhado pela administração municipal, por meio de uma comissão formada por integrantes das secretarias municipais de Administração, Planejamento Urbano e Engenharia, Obras e Vias Públicas, Desenvolvimento, Segurança Pública, Urbanismo e Meio Ambiente e Habitação.



Programação:



- Das 8h30 às 9h00 – Inscrições



- Das 9h00 às 9h10 – Abertura pela autoridade municipal



- Das 9h10 às 10h30 – Apresentação dos aspectos de diagnóstico e proposição de diretrizes para o PDMUS



- Das 10h30 às 11h30 – Abertura para solicitação de esclarecimentos e apresentação de sugestões dos participantes



- Das 11h30 às 12h00 – Fechamento e definição de próximos passos.
  • Redator(es): Sirlene Virgílio Bueno
  • Release N.º: 413

Notícias relacionadas

Av. Eng. Fábio Roberto Barnabé, 2800 - M.D. - CEP: 13331-900
Telefones: (19)3834-9000 / 0800-770-7702

© Prefeitura Municipal de Indaiatuba