Campanha de vacinação contra influenza começa sábado dia 30

Calendário atenderá grupos prioritários em duas datas
28/04/2016 12:59h

Foto: Arquivo - SCS/PMI
Campanha de vacinação contra influenza começa sábado dia 30

Por determinação da Diretoria Técnica Divisão de Imunização do Centro de Vigilância Estadual da Secretaria de Estado da Saúde o calendário de vacinação contra a Gripe Influenza será dividido em duas etapas. A primeira começa no próximo sábado, dia 30, e deverão ser vacinadas as crianças entre seis meses a menores de 5 anos de idade, gestantes e puérperas, indígenas, pessoas com 60 anos ou mais, profissionais da saúde que trabalham em hospitais e unidades de pronto atendimento públicos e privados e nas Unidades de Saúde. Já a segunda etapa começa dia 9 de maio e atenderá os outros profissionais de saúde e pessoas com comorbidades (crônicos).

Em Indaiatuba, no sábado, dia 30, as vacinas serão realizadas em todas as UBS, PSF, também na Creche do Campo Bonito; supermercados Sumerbol Kennedy, Pague Menos e São Vicente, do Jardim Morada do Sol. Durante a semana, a vacina será aplicada somente nas Unidades de Saúde e polos de PSF, seguindo os horários de salas de vacinas das unidades. Os interessados devem levar a carteira de vacinação. Indaiatuba tem uma população estimada nos grupos prioritários de aproximadamente 40 mil pessoas, e a meta é vacinar 80% desta população.

A vacina é trivalente oferecida pelo Ministério da Saúde, é composta pelos três vírus que causam a gripe e que mais circularam no mundo em 2015. (São três tipos de cepas de vírus em combinação: um vírus similar ao vírus influenza A/Califórnia/7/2009 (H1N1) pdm09, um vírus similar ao vírus influenza A/Hong Kong/4801/2014 (H3N2), e um vírus similar ao vírus influenza B/Brisbane/60/2008). Quem tomou a vacina em 2015, deve repetir em 2016.

A diretora da Vigilância em Saúde, Rita de Cássia J. Ferraz Vaz, mais uma vez alertou que o primeiro passo para evitar a gripe é a prevenção. Além da vacina, é importante ter uma dieta bastante saudável, deixar os ambientes arejados, lavar as mãos com agua e sabão, incluir o álcool em gel no cotidiano, usar lenço descartável para espirrar ou tossir e não sair de casa se estiver doente. Se tiver sintomas de gripe guarde uma distância de pelo menos um metro, quando falar com outra pessoas. É difícil diferenciar a gripe causada pelo H1N1 de outra gripe. A preocupação maior é a, que tem levado as pessoas a óbito. Os sintomas são: falta de ar, desconforto respiratório, aumento da frequência respiratória e queda de pressão.

A Secretaria de Saúde alerta se tiver os sintomas de Síndrome Respiratória Aguda Grave procure o seu médico ou a unidade de saúde ou hospital mais próximo.

Indaiatuba tem 26 casos suspeitos de H1N1, 01 caso descartado, 1 positivo de Itu (importado), 01 óbito aguardando resultado - masculino 81 anos, 1 óbito aguardando resultado - feminino 57 anos, residente de Salto (óbito dia 22/04), 07 casos positivos de laboratório particular e restante aguardando o resultado.

Unidades de Saúde que realizarão a Campanha contra gripe (Influenza) no dia 30 e também durante a semana

1-Hospital Dia - Avenida Visconde de Indaiatuba, 199, Parque Boa Esperança;

2- UBS II- Cecap - Praça Vital barnabé, S/Nº;

3- UBS IV- (Morada do Sol) Rua Hélio Pistoni, S/Nº, Jardim Morada do Sol;

4- UBS V (Itaici) - à Rua Joaquim Pedroso Alvarenga, nº 5, ao lado do pátio da antiga Estação de Trem de Itaici;

5- UBS VII- (Antigo Ambulatório da Mulher) – Rua José de Campos, 709, Jardim Morada do Sol

6- UBS IX (Central) - Praça Scyllas Leite Sampaio (Rua São Carlos, 585), Vila Teler;

7- UBS X (Jardim Califórnia) - Rua Basílio Martins, S/Nº Jardim Califórnia;

8- UBS XI (João Pioli) - Avenida Manoel Ruz Peres, S/Nº, S/Nº, Jardim João Pioli;

9- PSF Parque Indaiá - Rua Cristiano Selleguin, 33, Parque Residencial Indaiá;

10- PSF Jardim Oliveira Camargo, Rua Yorico Gonçalves, S/Nº, Jardim Oliveira Camargo;

11- PSF Carlos Aldrovandi, Rua Ângelo Berteli Neto, 1.000, Jardim Aldrovandi;

12- PSF Parque Corolla, Rua Nelson Nazário, 80, Jardim Morada do Sol;

13- PSF Jardim Brasil, Rua Lourenço Martins do Amaral, 241, Jardim Brasil;

14- PSF Jardim do Sol, Rua Domingos Casagrande, 107, Jardim Mercedes;

15- PSF Itamaracá, Rua Romário Capossoli, 86, Jardim Itamaracá.
  • Redator(es): Deuzeni Ceppolini