Secretaria de Obras e Vias Públicas intensifica Operação Tapa-Buracos Pós Chuva

Equipe identifica pontos danificados e reparos são feitos com estiagem
07/06/2016 18:33h

Foto: Eliandro Figueira – SCS/PMI
Secretaria de Obras e Vias Públicas intensifica Operação Tapa-Buracos Pós Chuva

As equipes da Operação Tapa-Buracos da Secretaria de Obras e Vias Públicas têm trabalhado pesado na manutenção das ruas do município. O trabalho, que é contínuo, acaba se intensificando após os períodos chuvosos, quando as infiltrações de água acabam rompendo o pavimento asfáltico, principalmente em vias com fluxo intenso de veículos. Só nos cinco primeiros meses de 2016, o serviço consumiu uma média mensal de 1.000 toneladas de massa asfáltica.

Em períodos de chuvas fortes ou frequentes, os problemas no asfalto acabam se intensificando, porque a água se infiltra nas rachaduras que são causadas pelo fluxo de veículos e tira a sustentação do pavimento. Com o passar do tempo essas infiltrações rompem a camada de asfalto e se transformam em buracos. “Normalmente, o volume de serviços aumenta bastante entre outubro e março, mas esse ano as chuvas ainda persistem”, justifica o secretário de Obras, Leandro Dias de Souza.

Nesses períodos chuvosos, o secretário explica que a prioridade inicial é para as avenidas e vias principais, onde circulam mais veículos. “Após concluirmos esses atendimentos emergenciais, a equipe do Tapa-Buracos segue para os bairros, atendendo o cronograma de trabalho rotineiro da Secretaria”, avisa Souza, acrescentando que o reparo não pode ser feito em piso molhado, o que impossibilita a adesão do asfalto à base, por isso dependem de uma estiagem para a colocação da massa.

Para a identificação dos pontos que necessitam de manutenção, funcionários da Secretaria de Obras realizam um trabalho de acompanhamento contínuo nas ruas. A população também pode solicitar o serviço. Qualquer cidadão pode fazer as solicitações de reparos no asfalto utilizando os canais de comunicação que são disponibilizados pela Prefeitura, entre eles o telefone 0800 770 7702, o e-mail indaiatuba@indaiatuba.com.br, o “Fale Conosco” disponível na página da Prefeitura – www.indaiatuba.sp.gov.br , ou diretamente na Secretaria de Obras, pelo telefone 3801-8830.

A Operação Tapa-Buracos envolve três equipes que totalizam cerca de 40 funcionários, entre motoristas, operadores, rasteleiros, ajudantes e encarregados da Secretaria.

O trabalho de recuperação de vias realizado pela Secretaria de Obras, também é complementado pelos recapeamentos. Em 2015 a Prefeitura de Indaiatuba concluiu mais uma etapa de recape de ruas e avenidas do município, com investimentos no valor de R$ 3.288.231,53, sendo R$ 2.176.720,10 provenientes de três convênios firmados com o Governo do Estado de São Paulo. Parte dos recursos estaduais foram obtidos por emendas parlamentares do deputado estadual Rogério Nogueira (DEM), que somaram R$ 1.976.720,10.

No total foram recapeados 154 mil m² de asfalto atendendo mais de 40 ruas e trechos das principais avenidas da cidade.

Os trabalhos de recapeamento devem continuar este ano. A Secretaria de Obras e Vias Públicas está finalizando um novo projeto que deve atender mais ruas e avenidas de outras regiões do município.

• Redator(es): Sirlene Virgílio Bueno