Cerca de 200 pessoas participaram do 1º Fórum de Erradicação do Trabalho Infantil

Participantes ouviram palestra com a juíza da 2ª Vara do Trabalho de Franca
13/06/2016 16:45h

Foto: Eliandro Figueira – SCS/PMI

A Prefeitura de Indaiatuba, por meio da Secretaria da Família e do Bem Estar Social, realizou na quinta-feira, dia 9, o I Fórum da Comissão de Erradicação do Trabalho Infantil, na Câmara Municipal, que teve o objetivo de abordar as práticas de sucesso realizadas pelos municípios. Na ocasião cerca de 200 pessoas participaram do evento que contou com a palestra com a juíza titular da 2ª Vara do Trabalho de Franca, Dra. Eliana dos Santos.

Esteve presente o presidente da Câmara, Luiz Alberto Pereira ‘Cebolinha’; o secretário da Família e do Bem Estar Social, Luiz Henrique Furlan e a secretária de Educação, Rita de Cássia Trasferetti. “É importante ter um evento para falar sobre a proteção das crianças e adolescentes isso é o que temos de mais importante as ações que protegem. Quero agradecer a todos que estão aqui e para a educação o nosso objetivo é identificar as crianças e conversar com as famílias. Cada um tem uma visão sobre esse assunto que é delicado, mas a criança não pode se preocupar em trazer dinheiro para casa. Parabenizo a comissão do Peti e agradeço as escolas que abraçaram esse projeto”, destaca Rita.

O secretário da Família e do Bem Estar Social disse na abertura. “Quero agradecer ao presidente da Câmara que sempre nos sede esse espaço e apoia o executivo. Agradeço nossa parceira de trabalho a secretária de Educação Rita pois sempre temos apoio da Educação, pois juntos somos mais fortes e temos que formar essa teia da intersetorialidade e trabalhar no combate do trabalho infantil. Temos a certeza que é de vagar que vamos conseguir atingir nossos objetivos de maneira sólida e duradoura”, salientes Furlan.

Na sequência o presidente da Câmara ressaltou. “É sempre com muita alegria que recebemos todos e gostaríamos de ter eventos assim todos os dias. Quando falo desses assuntos gosto de falar da minha vida que quando criança era muito diferente de hoje. Fui criado pelos meus tios e meu tio sempre dizia que seria criado como uma criança que deve brincar e estudar. O sonho dos pais é dar ao filho uma vida melhor, com mais oportunidades e por isso temos que acreditar na família. Temos que dar as crianças as condições de entender o que é respeito e isso acontece com o fortalecimento da família, assim conseguimos combater o trabalho infantil”, sublinhou.

O evento também comemorou o dia 12 de junho que é o Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil e durante todo o mês de junho, Indaiatuba realizará várias ações para sensibilizar, conscientizar e buscar apoio para a campanha que abordará a participação da mão de obra de crianças e adolescentes nas cadeias produtivas.

O Fórum abordou o tema que é relevante para dar visibilidade às atividades desempenhadas nos mais diversos setores de vários países que ocupam crianças e adolescentes em suas linhas de produção. Principalmente na agricultura em empreendimentos familiares e de maneira informal, ou seja, em locais onde a fiscalização tem dificuldade de acesso para identificar. Entretanto, em muitas situações, o trabalho infantil em cadeias produtivas está presente na produção de bens e serviços comercializados em escala internacional.
  • Redator(es): Laís Fernandes