Projeto 100% Saúde comemora um ano de funcionamento

Programação do prevê apresentação cultural, sessão de cinema e caminhada
28/06/2016 14:50h

Foto: Adriana Panzini - SCS/PMI
Projeto 100% Saúde comemora um ano de funcionamento

A Prefeitura de Indaiatuba, por meio da Secretaria de Saúde, celebra um ano de funcionamento do Projeto 100% Saúde, que é realizado em parceria com o Grupo Gesto e Unicamp e atende às pessoas que estão acima do peso e que querem mudança de vida. No projeto, recebem orientações para mudanças de hábitos alimentares e estilo de vida para o bem estar físico e mental. O foco da ação é na reeducação alimentar, por meio de palestras para pessoas com sobrepeso, obesidade mórbida, não restringindo a participação de indivíduos sadios.

Segundo a assessora da Secretaria de Saúde, Graziela Drigo Bossolan Garcia, a programação prevê apresentação dos resultados alcançados no período no dia 1º de julho, às 19h, no Ciaei e com apresentação da Banda Sinfônica Vila Lobos (Banda Cantada) e é aberto aos participantes, familiares e a população. No sábado, dia 2, terá a sessão de cinema com apresentação de filme “Como eu era antes de você”, no Cine Topázio no dia 2, somente para os participantes do grupo. E para encerrar a caminhada no Parque Ecológico no domingo dia 3 de julho, às 8h30, com concentração em frente ao pastel da feira, com alongamento, aferição de pressão, teste glicêmico e aberto a população.

O telefone para informações é (19) 3834-9116, o evento é uma realização da Secretaria de Saúde com apoio da Farmavida, Serve Saúde, Anhanguera, Rec Guimarães, Cine Topázio, entre outros.

O Projeto 100% Saúde, começou em julho de 2015, e atende a população todas as quartas-feiras na Câmara Municipal e as inscrições sempre na primeira quarta-feira do mês na Câmara Municipal. Para participar é necessário ter acima de 16 anos de idade, trazer RG, CPF, cartão SUS e comprovante de endereço. “Neste período, passaram pelo projeto 100% Saúde cerca de 846 pessoas, sendo que desistem pois percebem que é um processo de longo prazo e exige perseverança por parte do indivíduo, os que permanecem estão conseguindo eliminar o peso com mudança de hábitos, como comer corretamente e praticando atividade física”, informou o facilitador do projeto Ítalo Gomide.

O projeto conta com uma equipe multidisciplinar: médico cirurgião bariátrico, nutricionista e psicóloga. Este grupo é acessível a toda população da cidade de Indaiatuba. Os pacientes chegam por indicação de médicos, agentes comunitários de saúde, ambulatórios de especialidades, Programa de Saúde da Família (PSF) e demanda espontânea.

A Unicamp desenvolve o projeto em parceria com outro municípios da região. Os pacientes que quiserem participar serão submetidos à análise clínica, dados antropométricos. Somente após este processo, os participantes serão classificados em dois grupos: Aqueles que terão indicação para cirúrgica bariátrica e o grupo de reeducação alimentar.
  • Redator(es): Deuzeni Ceppolini