Guarda Civil de Indaiatuba apreende 10.590 porções de drogas em 2016

• Publicação: 04/07/2016 16:26h
  • Redator(es): Gil Nunes

Foto: Arquivo

Durante o primeiro semestre de 2016 a Guarda Civil de Indaiatuba apreendeu 10.590 porções de entorpecentes. No mesmo período foram detidos 38 pessoas, sendo cinco menores de 18 anos. No total foram realizados 34 flagrantes referente a entorpecentes. Nos seis meses de 2016 houve também a recuperação de 45 veículos roubados ou furtados e realizadas 327 operações saturação, que é o patrulhamento de duas ou mais viaturas em um perímetro previamente estabelecido após estudo criminal do local. Ainda em 2016, foram abordadas 128 pessoas em atitude suspeita e 42 veículos. Também foram recolhidas 18 armas clandestinas. Fechando os números foram 51 flagrantes de crimes gerais, que somados aos de tráfico chegam a 85 realizados pela Guarda Civil.

PROGRAMA VIVER

Indaiatuba conta com o Programa Viver, que consiste em um trabalho multidisciplinar é ao mesmo tempo simples, inovador e de grande eficácia, que organiza as iniciativas existentes na comunidade. As ações deixam de ser isoladas. Para toda essa coordenação foi criada a Central de Risco, composta por funcionários qualificados e um software de última geração. Assim que recebe a indicação de uma pessoa vulnerável, ela envia uma equipe treinada do Cras (Centro de Referência de Assistência Social) para referenciar e acolher a família.

Com todos os dados em mãos, os profissionais traçam um Plano de Atendimento específico levando em conta o local da residência e projetos existentes no banco de dados. Essa pessoa é convidada a participar desse Plano. Mensalmente ela é acompanhada para avaliação, revisão e alterações no programa, até seu desligamento ou necessidade de outras intervenções.

O Programa Viver foi estruturado sobre cinco premissas básicas: proteger crianças e adolescentes que não estão envolvidos com as drogas; recuperar os iniciantes, que devem ser reintegrados à vida produtiva e saudável; trabalhar a drogatização considerando a necessidade de recuperar dependentes químicos como missão da sociedade; combater com ações permanentes e enérgicas o traficante e o fornecedor de entorpecentes. O sucesso do programa está diretamente vinculado à participação de toda a sociedade.

A Central de Risco já pode ser acionada pelo número 3875-6600. O horário de funcionamento é das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira.