SAAE SUBSTITUI CLORO GÁS POR HIPOCLORITO DE CÁLCIO NO PROCESSO DE TRATAMENTO DE ÁGUA

Produto testado na ETA I gera economia e maior segurança
09/08/2016 16:10h

Foto: Giuliano Miranda - DCS Saae

O Serviço Autônomo de Água e Esgotos (Saae) fez a substituição do cloro gás utilizado no processo de tratamento da água por hipoclorito de cálcio em tabletes na Estação de Tratamento (ETA I) localizada na Vila Avaí. Esta medida visa proporcionar mais segurança e economia ao processo de tratamento.

Para utilização do cloro gás é necessária uma série de cuidados durante seu transporte, armazenamento, confinamento, coleta e lavagem de escape que tornam necessário licenças da Policia Federal e Exército, além de seu custo elevado.

Já o hipoclorito de cálcio em tabletes dispensa todos estes cuidados, pois é um produto mais seguro e sua utilização e acondicionamento são simples, tornando-o mais barato a curto prazo, além de ser ideal para o uso em áreas urbanas, pois não há necessidade de medidas de contenção. Sua utilização cumpre as determinações da portaria 2914 do Ministério da Saúde.

O produto foi testado durante trinta dias na ETA I (Vila Ava-I), e com a comprovação de sua eficácia na desinfecção da água, será substituído nas outras estações.

A procura de tecnologias atuais, seguras e que respeitam o meio ambiente é um dos compromissos que o Saae tem com seus usuários e com as gerações futuras.

• Redator(es): Marco Matos – DCS SAAE