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SUBSTITUIÇÃO DE SEMÁFOROS INTEGRAM OBRAS DE ACESSIBILIDADE NO CENTRO

Revitalização inclui reformulação das guias rebaixadas
01/09/2016 16:49h


Foto: Eliandro Figueira - SCS/PMI
SUBSTITUIÇÃO DE SEMÁFOROS INTEGRAM OBRAS DE ACESSIBILIDADE NO CENTRO

A Secretaria de Obras e Vias Públicas está substituindo os semáforos em 12 cruzamentos no Centro da cidade. Os equipamentos possuem controlador de tempo e receberão botoeiras sonoras para pedestres com deficiência visual. As obras fazem parte do projeto de acessibilidade e revitalização da região central, que também inclui a reformulação das guias rebaixadas e a instalação de piso podotátil. Previsão é de que obras sejam concluídas no mês de outubro.



Conforme informações da Secretaria de Obras, os trabalhos de rebaixamento de guias foram concluídos no final de agosto, assim como o reforço na pintura da sinalização de trânsito. Foram atendidos todos os cruzamentos do quadrilátero entre as ruas Siqueira Campos e Vinte e Quatro de Maio, e Pedro Gonçalves e Ademar de Barros, que totalizam cerca de 40 cruzamentos.



Nesta semana uma equipe da Secretaria dá continuidade à instalação dos novos semáforos. Até agora três equipamentos com contador de tempo já foram instalados e nesta quinta-feira (01) mais dois cruzamentos devem ser atendidos. No total, serão 12 cruzamentos com botoeiras sonoras. A instalação das botoeiras sonoras será uma terceira etapa de obras, e os trabalhos devem ser finalizados com a limpeza e pintura de postes, para a retirada de panfletos de propagandas colados irregularmente.



Desde 2011 a Prefeitura de Indaiatuba vem intensificando ações de mobilidade urbana no Centro da cidade com intuito de melhorar tanto as condições de trânsito como a segurança de pedestres que circulam pelo local.



Uma dessas ações abrangeu alguns cruzamentos sem semáforos, que tiveram a faixa de pedestres recuada a cinco metros da esquina e ganharam uma leve elevação do asfalto para ressaltar a faixa e obrigar os motoristas a reduzirem a velocidade. A medida foi tomada para resolver o problema dos motoristas que precisavam invadir a faixa em pontos sem visibilidade para o cruzamento e, ao mesmo tempo, melhorar a segurança para a travessia dos pedestres.



Além do novo modelo de faixa de pedestres, em algumas ruas do Centro onde o volume de veículos é maior o estacionamento ficou restrito à apenas um lado da via, deixando duas faixas livres para o trânsito. Isso aconteceu na rua Siqueira Campos, Cerqueira Cézar, Padre Bento Pacheco, Tuiuti e Ademar de Barros.



Também houve ampliação de área de Zona Azul e instalação de novos semáforos.
  • Redator(es): Sirlene Virgílio Bueno
  • Release N.º: 1020

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