SELEÇÃO BRASILEIRA PARALÍMPICA DE CICLISMO SEGUE TREINANDO NO VELÓDROMO ATÉ DOMINGO

Atletas e comissão técnica receberam a imprensa nesta quinta (1)
01/09/2016 17:10h

Foto: Eliandro Figueira - SCS/PMI

A seleção brasileira paralímpica de ciclismo recebeu a imprensa nesta quinta, dia 1º de setembro, no Velódromo Municipal Joaraci Mariano de Barros, onde seguem em treinamento preparatório para os Jogos Paralímpicos até o próximo domingo. O equipamento foi cedido pela Secretaria Municipal de Esportes a pedido do Ministério do Esporte por ser um local que oferece condições muito semelhantes aos que os competidores encontrarão no Rio de Janeiro. Estiveram presentes os atletas Lauro Chaman, Soelito Gohr, Márcia Gonçalves Fanhani e a pilota Mariane Ferreira, além do coordenador Romolo Lazzaretti, do técnico Claudio Civatti, do fisioterapeuta Carlos Moura, do secretário municipal de Esportes Humberto Panzetti e do diretor de projetos da Secretaria de Esportes Silvio Domingues. Durante o encontro, o grupo falou um pouco da expectativa pela busca dos pódios, uma vez que o Brasil ainda não conquistou nenhuma medalha na modalidade nos Jogos Paralímpicos, e ainda elogiou a infraestrutura de Indaiatuba colocada à disposição da delegação. A única integrante da seleção que não está em Indaiatuba é Jady Malavazzi, que se encontra nos Estados Unidos em treino específico para sua categoria, a handbike H3.

“A evolução do ciclismo paraolímpico nos últimos 20 anos foi enorme”, comentou o coordenador Romolo Lazzaretti. “Quando tivemos o primeiro campeonato brasileiro da modalidade, em 1997, contamos com a participação de somente 16 atletas. Agora, a média de presença nos campeonatos é de pelo menos 100 competidores. Tivemos também muitas mudanças, a modalidade passou a ser gerenciada pela confederação, foi um trabalho muito sério que foi desenvolvido ao longo dos anos e que está mostrando os resultados, com vários títulos mundiais, agora só nos falta mesmo a medalha paralímpica”, disse Lazzaretti. “Há muitos anos brigamos para ter um local como este em Indaiatuba, com todas as condições para o treinamento adequado dos atletas, sem dúvida isso fará diferença no desempenho e somos muitos gratos ao comitê, ao ministério e ao município pela cessão do espaço”, destacou.

“Para nós, como atletas, é extremamente importante ter um local como o Velódromo Municipal para treinar neste período, com a segurança e todos os requisitos de padrão internacional que encontraremos nos Jogos”, ressaltou o ciclista Lauro Chaman. “O único de igual condição que temos no país fica em Maringá, no Paraná, o que ficaria muito distante para nós. Queremos realmente agradecer a oportunidade de poder utilizar esta pista nesta etapa final, rumo ao Rio”, completou.

“Esta é uma chance única para nós, ter acesso a este espaço, com esta qualidade e estrutura, nesta fase difícil de preparação final, ampliando nossa possibilidade de resultados positivos”, apontou o ciclista Soelito Gohr. “Agradecemos a todos em Indaiatuba pela acolhida e pela utilização do equipamento”.

“É um grande orgulho para nós poder contribuir para a preparação de nossos ciclistas paraolímpicos” afirmou o secretário municipal de Esportes Humberto Panzetti. “Indaiatuba é uma cidade com grande tradição no ciclismo, com atletas de grande destaque na modalidade, sediando ainda provas clássicas como a 9 de Julho e a 1º de Maio, sem contar ciclovias que cobrem a cidade e o programa Ecobike de utilização gratuita dos equipamentos. Tudo isso certamente colaborou para que a cidade fosse escolhida pelo Governo Federal para receber o Velódromo Municipal. E, pensando adiante para otimizar a utilização do espaço, estamos fechando uma parceria com o Governo Estadual para que, em complemento ao esporte de alto rendimento, seja também utilizado para aulas gratuitas de crianças e adolescentes. Desejo aos nossos atletas boa sorte nos Jogos, estaremos todos torcendo”, concluiu.

Nesta edição dos Jogos Paralímpicos, que acontece de 7 a 18 de setembro, o Brasil contará com a maior delegação da história no conjunto de modalidades, com 279 atletas (181 homens e 98 mulheres), 23 acompanhantes (atletas-guia, calheiros e goleiros), e 195 profissionais técnicos, administrativos e de saúde. Indaiatuba terá o total de 10 representantes, sendo sete atletas da equipe de natação ADI/Secretaria Municipal de Esportes, duas atletas da equipe de basquete sobre rodas Gaadin/Secretaria Municipal de Esportes e um atleta de supino da equipe da Secretaria Municipal de Esportes.

• Redator(es): Adriana Panzini