SETEMBRO DOURADO COMEÇA COM DUAS PALESTRAS

• Publicação: 08/09/2016 16:06h
  • Redator(es): Deuzeni Ceppolini

Foto: Eliandro Figueira - SCS/PMI

O Conselho Municipal dos Direitos dos Idosos (CMDI), ligado a Secretaria Municipal da Família e do Bem Estar Social de Indaiatuba realizou no dia 1º de setembro, abertura oficial do evento chamado “Setembro Dourado”, que prevê programação durante todo o mês para comemorar os direitos do idoso. O primeiro dia teve a palestra sobre direito dos idosos com a advogada da Faculdade de Direito da Max Planck Lana Biletsky e empoderamento da pessoa idosa com o psicólogo Giovani Vendramini Alves. Durante todos o mês de setembro, o CMDI promoverá palestras, apresentações culturais, caminhada contra a violência e abandono, simpósio sobre do Alzheimer da Abraz (Associação Brasileira de Alzheimer), musicoterapia e encerramento com o baile no Sesi. Todos os eventos são abertos a população.

O presidente do CMDI, o advogado Ricardo Bueno Reis explicou que o dia 1º de outubro foi declarado como dia mundial da pessoa idosa e que o Brasil, hoje tem hoje, 60 milhões de pessoas acima de 60 anos. “Hoje ocupamos a sexta posição do país mais longevo do mundo, para cada 100 jovens temos 50 são pessoas maiores de 60 anos. Estamos comemorando os avanços, mas precisamos ficar atentos e respeitar os direitos desta pessoa que tanto contribuiu para nossa sociedade, não esquecer que ele tem direito a ter acesso a todos os serviços e com dignidade.

Ricardo destacou mais uma vez que parte da população brasileira tem um parente em idade avançada. “Muitas vezes, a pessoa idosa se depara com problemas de saúde, abandono e maus tratos”.

O secretário da Família e do Bem Estar Social Luiz Henrique Furlan, que representou o prefeito em exercício Antônio Carlos Pinheiro destacou que a sociedade está envelhecendo e é necessário que os idosos conheçam os seus direitos. “O município de Indaiatuba não é uma cidade pautada apenas para a construção de edifícios, mas sim no desenvolvimento de ações e atividades voltadas para o ser humano. A nossa população está envelhecendo e temos o dever de chamar a atenção para a questão do idoso e quais são as leis de proteção e também as doenças ligadas a idade”.

O Setembro Dourado é um mês de comemoração aos Direitos do Idoso com programação aberta à população”.

Antes das palestras, houve a apresentação das integrantes do grupo da 3ª idade “Vivendo e Aprendendo”, Odília, Cida, Ester e Paula, que fizeram uma apresentação com dança sobre circo. As integrantes já haviam participado da gincana cultural do Funssol, realizado dia 25 de agosto, no Ciaei.

No dia 03/09/2016 (Sábado), às 10h, houve apresentação cultural no Lar dos Velhos Emmanuel, Rua Pedro Gonçalves, 106 - Jardim Pau Preto com apresentação: - Invernada Adulta do CTG Tropeiros de Indaiá - Mágico Danilo Ulian.

A programação do Setembro Dourado continua:

1ª Caminhada Contra Violência e abandono

Data: 11/09/2016 (domingo) horário: 8h

Saída: Praça Rui Barbosa

Chegada: Em frente ao Museu Ferroviário (Estação)

Apresentação cultural no Cecal

Data: 16/09/2016 (sexta-feira), horário: 14h30

Apresentação: - Musical do curso de violão da Secretaria de Cultura

Local: CECAL - Centro de Convivência Amor Sem Limites

Rua Antônio Brunetti, n° 590, Jd. Morada do Sol

Simpósio da ABRAz - Associação Brasileira de Alzheimer-

Data: 21/09/2016 (quarta-feira) horário: 8h30 às 12h