Notícias

SETEMBRO DOURADO PROMOVE FÓRUM SOBRE ALZHEIMER DIA 21

  • Publicação: 16/09/2016 16:32h
  • Redator(es): Deuzeni Ceppolini
  • Release N.º: 1071

Foto

Foto: SCS/PMI

O Conselho Municipal dos Direitos dos Idosos (CMDI), ligado a Secretaria Municipal da Família e do Bem Estar Social continua realizando as atividades programadas para o mês, o “Setembro Dourado”. Na quarta-feira, dia 21, às 8h30, será realizado o Fórum sobre do Alzheimer da ABRAz (Associação Brasileira de Alzheimer- sub regional Indaiatuba), no Auditório do Paço Municipal. O tema escolhido é “Meus pais envelheceram. E agora, como cuidar deles?”. As inscrições devem ser feitas no local do evento a partir das 8h. O Fórum tem o apoio da Prefeitura de Indaiatuba.

O presidente do CMDI, o advogado Ricardo Bueno Reis, faz um convite a toda sociedade de Indaiatuba para que participe das ações, pois o Brasil está envelhecendo. “O Setembro Dourado do CMDI e a Associação Brasileira de Alzheimer (Abraz), realizarão dois eventos gratuitos em parceria, a fim de reforçar a conscientização de familiares e profissionais. O Fórum sobre Envelhecimento e dinâmicas vivenciais para idosos com diagnóstico de perda de memória e cuidadores”.

A presidente da Abraz Indaiatuba, a médica geriatra Celene Queiroz Pinheiro de Oliveira, explica que o mês de setembro sempre tem uma programação diferenciada para a entidade. “Todos os meses fazemos as reuniões voltadas para familiares e cuidadores, mas em setembro, devido ao Dia Mundial da Doença de Alzheimer, nos aprofundamos em determinados temas”, declara. “Teremos vários especialistas fazendo palestras no fórum e todos estão convidados a participar.”

CRONOGRAMA

A abertura do Fórum ocorrerá às 8h30, com discurso da presidente da Abraz Indaiatuba, que abordará o envelhecimento populacional bem como a Doença de Alzheimer e os modelos de atenção.

Às 8h50, será a vez da enfermeira especialista em geriatria Mariana Bianchi falar sobre “Níveis de Complexidade no cuidado com o idoso”, abordando conceitos de autonomia, independência, dependência e capacidade funcional.

Na sequência, serão apresentados os modelos de atenção ao idoso. Às 9h10, a médica e docente de Clínica Médica da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) Dra. Maria Elena Guariento abordará o tema “Moradia Assistida”. Às 9h30, a médica geriatra Dra. Paola Canineu falará a respeito do “Centro Dia” e “ILPI - Instituição de Longa Permanência para Idosos”.

Às 10h10, será feito o coffee break e visita aos estandes de parceiros do evento. As palestras serão retomadas às 10h30, com o tema “Home Care”, com o enfermeiro especializado em Serviço de Atendimento Domiciliar Julimar Fernandes. Às 10h50, Dra. Maria Elena Guariento volta a fazer uma nova exposição, desta vez sobre o tema “Hospice”.

Estão programados ainda um debate e mesa-redonda entre todos os participantes, das 11h10 às 11h50.

VIVÊNCIAS

Além do Fórum, a Abraz promoverá no dia 24 de setembro, um sábado, o evento “A arte da vida”, das 9h às 11h30, no Casarão Pau Preto. O evento consistirá em dinâmicas vivenciais em grupos, envolvendo idosos com diagnóstico de perda de memória e Alzheimer, e cuidadores. Será necessária inscrição prévia pelo telefone 3328-4285.

Os eventos realizados pela Abraz neste mês de setembro contarão com patrocínio da Apsen Farmacêutica, Benveni Residencial para Idosos, Conviva Day Care, Laboratório Edna Jaguaribe, Home Angels, Libbs, Torrent Pharma, Vita Migliore Home Care e Ymunomaster. As ações têm ainda o apoio da Prefeitura de Indaiatuba, Faculdade Anhanguera e Artoni Produções Gráficas.

ENTIDADE

A sub-regional de Indaiatuba da Abraz foi fundada em 2004 e desde então atua no apoio e suporte de familiares e cuidadores de idosos com demências. As palestras informativas são realizadas toda primeira segunda-feira do mês, ministradas por profissionais respeitados em suas especialidades. Saiba mais em: facebook.com/abrazindaiatuba.

SETEMBRO DOURADO

No dia 3 de setembro (sábado) houve apresentação cultural no Lar de Velhos e Cegos Emanuel, R. Pedro Gonçalves, 106, Jardim Pau Preto, com a Invernada Adulta do CTG (Centro de Tradições Gaúchas) Tropeiros de Indaiá e o mágico Danilo Ulian. No dia 11/9, (domingo) houve a 1ª Caminhada Contra Violência e Abandono, com saída da Praça Rui Barbosa e chegada em frente ao Museu Ferroviário (Estação) com cerca de 60 participantes”.

O primeiro dia do Setembro Dourado, contou com seminário do idoso, com palestras sobre direito dos idosos com a advogada da Faculdade de Direito da Max Planck Lana Biletsky e empoderamento da pessoa idosa com o psicólogo Giovani Vendramini Alves.

Programação

Apresentação cultural no Cecal

Data: 16/09/2016 (sexta-feira), horário: 14h30

Apresentação: - Musical do curso de violão da Secretaria de Cultura

Local: CECAL - Centro de Convivência Amor Sem Limites

Rua Antônio Brunetti, n° 590, Jd. Morada do Sol

Fórum “Meus pais envelheceram. E agora, como cuidar deles?” ABRAz - Associação Brasileira de Alzheimer-

Data: 21 de setembro, quarta-feira, das 8h às 12h

Local: Anfiteatro da Prefeitura – Av. Eng. Fábio Roberto Barnabé, 2.800, Esplanada 2.

Data: 21/09/2016 (quarta-feira) horário: 8h30 às 12h

A Arte da Vida – ABRAz - Data: 24/09/2016 (Sábado) horário: 8h30 às 11h30, local: Casarão Pau Preto, Rua Pedro Gonçalves, n°. 477 – Jardim Pau Preto. Inscrições antecipadas pelo telefone 3328-4285.

Oficina: - Musicoterapia para idosos com diagnóstico de perda de memória e Alzheimer - com a Musicoterapeuta Talita Ribeiro Passoni. Roda de conversa com cuidadores e familiares - com o Dr. Giovanni Vendramini Alves, Psicólogo

Vivências

Os participantes pré-inscritos serão recepcionados às 9h. Às 9h30, a especialista Talita Ribeiro Passoni desenvolverá uma sessão de musicoterapia. Em seguida, o psicólogo Giovanni Vendramini Alves fará uma roda de conversa com cuidadores e familiares, a fim de promover uma troca de experiências entre os participantes. O evento terminará às 11h, com uma confraternização.

24ª Festa do Idosos – Data: 24/09/2016 (sábado) -Horário: 13h, Local: SESI, Av. Francisco de Paula Leite, n°. 2701 - Jd. Califórnia


Notícias relacionadas

Como podemos te ajudar?