SAAE CONCLUI INTERCEPTOR DA MARGEM DIREITA DO RIO JUNDIAÍ

Esta é mais uma obra que permitirá o crescimento sustentável do município
16/09/2016 16:36h

Foto: Giuliano Miranda - DCS/Saae
SAAE CONCLUI INTERCEPTOR DA MARGEM DIREITA DO RIO JUNDIAÍ

O Serviço Autônomo de Água e Esgotos (Saae) concluiu esta semana as obras do interceptor de esgoto da margem direita do Rio Jundiaí. Sua entrega prevista para dezembro deste ano, foi antecipada em 3 meses.

O INTERCEPTOR

O interceptor tem 15 km de extensão, sendo a obra dividida em três fases. Para sua execução em alguns trechos foi necessária a utilização do MND (método não destrutivo), devido à proximidade a áreas urbanas, este fato somado as características variadas do solo com a presença de rochas em diversos trechos da obra, exigiram o emprego de tecnologia de ponta, para a escavação de tuneis nos trechos de maior profundidade. A tubulação, com o diâmetro de 800 mm e 1.000 mm, chegou a atingir a profundidade de até 9 metros.

A obra teve início com a fase 1 - 6,5 km, entre a ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) Mário Araldo Candello, localizada no Distrito Industrial Vitoria Rossi Martinide, e o jardim Oliveira Camargo, depois a fase 2 - 4,3 km, que foi do jardim Oliveira Camargo até Itaici e finalizou com a fase 3 - 4,2 km, de Itaici até a proximidade do bairro Tombadouro. O interceptor também permitiu a desativação da ETE Itaici e futuramente a da ETE São Lourenço, trazendo maior eficiência e economia ao processo de tratamento do esgoto coletado em nosso município.

• Redator(es): Marco Matos – DCS/Saae