ALUNAS DO FUNSSOL VISITAM 7ª FEIRA DE PATCHWORK DE LIMEIRA/SP

• Publicação: 26/09/2016 17:02h
  • Redator(es): Deuzeni Ceppolini

Foto: Eliandro Figueira - SCS/PMI

As 42 alunas dos cursos de Patchwork do Funssol (Fundo Social de Solidariedade) de Indaiatuba acompanhadas pela Assistente Social e coordenadora dos projetos do Espaço Cidadania do Fundo, Ana Beatriz Viegas de Lara Campos e a professora de patchwork Edileny Gomes de França, visitaram na quinta-feira, 15, a 7ª Feira Limeira de Patchwork realizada no Shopping Nações, localizado na Rodovia Dep. Laércio Corte, (Limeira-Piracicaba). A feira promovida pelo Centro do Professorado Paulista – Regional de Limeira, em parceria com a Prefeitura de Limeira.

Ana Beatriz Viegas de Lara Campos explicou que este é o terceiro ano que as alunas visitam a Feira de Limeira, pois a cidade tornou-se referência no patchwork. “A Feira reúne todos os anos, as principais novidades e tendenciais do setor, com exposição de materiais e máquinas. Além da exposição e realiza a comercialização de produtos de patchwork”.

A Feira aconteceu de 15 a 17 de setembro, e recebeu visitantes de Limeira e de diversas cidades do estado de São Paulo, entre capital e interior, e de outros estados do país.

Em 2016, foram quase 120 expositores distribuídos em aproximadamente 140 estandes de todo o Brasil.

O patchwork é um artesanato feito com a união de retalhos de tecido em algodão, criando diversas misturas e formatos. Os trabalhos de patchwork podem ser desenvolvidos com a utilização de diversas técnicas e, geralmente, utilizam manta acrílica para criar um efeito acolchoado.

Para o arremate dos trabalhos de patchwork, utiliza-se o quilt é uma espécie de alinhavo, usado para criar efeitos de relevo nos trabalhos de patchwork ou em acolchoados. O quilt pode ser feito à mão ou com a máquina de costura. Por meio de várias técnicas, é possível a produção de colchas, bolsas, bonecas, toalhas e diversos objetos que podem ser utilizados como produtos para casa e uso pessoal.