CONSELHO MUNICIPAL DOS DIREITOS DA MULHER REALIZA 6ª MANHÃ DE LAZER

04/10/2016 16:29h

Foto: Arquivo - Deuzeni Ceppolini - SCS/PMI
CONSELHO MUNICIPAL DOS DIREITOS DA MULHER REALIZA 6ª MANHÃ DE LAZER

O CMDM (Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Indaiatuba), ligado à Secretaria Municipal da Família e do Bem Estar Social realiza dia 22 de outubro, das 8h30 às 11h30, na área da Raia de Remo (Barco), no Parque Ecológico, a 6ª Manhã de Lazer, para lembrar a prevenção da doença Câncer de Mama. O ato será para alertar as mulheres sobre a importância do exame de mamografia para detecção do câncer de mama. O evento conta com atividades de recreação, beleza e de saúde e tem apoio das Secretarias de Esportes, da Saúde, Família e do Bem Estar Social e do Seprev (Serviço de Previdência e Assistência Social dos Funcionários Municipais de Indaiatuba).

A assistente social e presidente do CMDM, Leila Aparecida Gomes João, ressaltou que o Outubro Rosa é comemorado em todo o mundo. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades. “Queremos que toda a população participe e que venham homens e mulheres. A família de um modo geral, que irá cobrar os exames de prevenção da mãe. Nossa mãe, nossas avós, tias, irmãs, mulheres amigas que fazem parte da nossa vida. Temos que ser solidárias”.

O evento visa conscientizar as mulheres sobre a importância de passar por consulta médica todos os anos para fazer os exames preventivos e o exame de mamografia após os 40 anos. Também haverá aferição de pressão arterial e diabetes; avaliação física; orientação nutricional; maquiagem; reike e prevenção de doenças, entre outros. Entre as atividades estão o alongamento, aula de zumba, sorteios de brindes, apresentação de dança e momentos de beleza.

As ações do Outubro Rosa tem o apoio da Prefeitura de Indaiatuba por meio das Secretarias de Saúde, Esportes, e da Família e do Bem Estar Social; CMDM, Lazer Esportivo, entre outros.

Em 2015, Indaiatuba registrou 17 mortes por câncer de mama e duas mortes por câncer de útero e em 2016, 18 mortes por câncer de mama e dois câncer de útero

Estas mortes são de mulheres da faixa etária de 50 a 59 anos e 60 a 69 anos.

As mulheres de Indaiatuba da rede SUS são encaminhadas para tratamento no Caims (Centro de Atenção Integral à Saúde) da Unicamp em Campinas/SP, que é o serviço público de referência para tratamento de câncer.

Outubro Rosa

O movimento popular internacionalmente conhecido como Outubro Rosa é comemorado em todo o mundo e começou nos Estados Unidos, onde vários Estados tinham ações isoladas sobre o câncer de mama e ou mamografia no mês de outubro, posteriormente com a aprovação do Congresso Americano o mês de Outubro se tornou o mês nacional (americano) de prevenção do câncer de mama.

Todas ações eram e são até hoje direcionadas a conscientização da prevenção pelo diagnóstico precoce. Para sensibilizar a população inicialmente as cidades se enfeitavam com os laços rosas, principalmente nos locais públicos, depois surgiram outras ações como corridas, desfile de modas com sobreviventes (de câncer de mama), partidas de boliche.

A ação de iluminar de rosa monumentos, prédios públicos, pontes, teatros e etc., surgiu posteriormente, e não há uma informação oficial, de como, quando e onde foi efetuada a primeira iluminação. A popularidade do Outubro Rosa alcançou o mundo, motivando e unindo diversos povos em torno de uma causa nobre. Isso faz que a iluminação em rosa assuma importante papel, pois é compreendida em qualquer lugar no mundo.

Confira a programação da 6ª Manhã de Lazer

8h30- Abertura