UNIDADE DE SAÚDE ANEXA AO HOSPITAL DIA FAZ AÇÕES DE PREVENÇÃO AO CÂNCER DE MAMA

Hospital Dia oferecerá diversas atividades e palestras para a comunidade
11/10/2016 16:06h

Foto: Eliandro Figueira - SCS/PMI
UNIDADE DE SAÚDE ANEXA AO HOSPITAL DIA FAZ AÇÕES DE PREVENÇÃO AO CÂNCER DE MAMA

A Prefeitura de Indaiatuba oferecerá diversas ações, entre elas exames de mamografia durante o mês de outubro, para lembrar o mês Outubro Rosa. O objetivo da data comemorativa é alertar as mulheres e seus familiares sobre a importância dos exames de prevenção. Na sexta-feira, dia 14, das 8h às 17h, a equipe da UBS I, que funciona no Hospital Dia estará mobilizada durante todo o dia para oferecer ações, palestras educativas e coleta de material para exame para Citologia Oncótica (Exame Papa Nicolau). O evento é aberto a população.

A coordenadora da Atenção Básica do município, Fátima Maia, ressaltou que a Secretaria disponibilizou 33 exames de mamografia por Unidade Básica de Saúde (UBS), para pacientes agendadas com pedido feito por médicos: ginecologista, clinico geral, médico da família. Os exames serão feitos no caminhão Mama Móvel (equipado com o mamógrafo) e permanecerá na unidade das 8h às 16h, na data agendada.

Fátima solicitou que toda a população participe das atividades nas suas Unidades de Saúde. Cada uma trabalhará o tema e atividades variadas. “Queremos e precisamos conscientizar cada vez mais as famílias e principalmente as mulheres sobre a importância de passar por consulta médica todos os anos para fazer os exames preventivos e o exame de mamografia após os 40 anos”.

No dia 14 de outubro, as ações do Outubro Rosa ocorrerão na UBS 1, que fica anexa ao Hospital Dia, a coordenadora da UBS I, Mariana Hackman informou que também haverá a participação Mama Amiga e o caminhão Mama Móvel atenderá a UBS I dia 4 de novembro (sexta-feira).

No dia 14/10, às 8h30 - abertura Dr. Marcelo Pinelli; 9h - qualidade de vida e envelhecimento com Dra. Vanessa |M. C. A. R. Gubel; 9h40- Alimentos Funcionais para a mulher com a nutricionista Carolina V. L. Vecchi; 10h20 Coffee Break; 10h45- Prevenção de câncer de colo de útero - Dr. Gabriel C. de Alvarenga; 11h30 – Câncer de Mama- Dr. Fabricio Colli Badino e às 17h, será o encerramento.

A coleta de Papanicolau será livre demanda: as enfermeira Ingrid de Lourdes Espejo Cavacho, Mariana Pavarina Hackmam, Jaqueline Queiroz e Monica Rodrigues.

Datas e locais onde haverá exames de mamografias

O caminhão Mama Móvel já atendeu a população do Jardim Brasil região no ESF Jardim Brasil no dia 4 de outubro. No sábado, 8, o Mama Móvel, atendeu no PSF Jardim Oliveira Camargo; dia 11/10; PSF Parque Indaiá.

Ainda atenderá no dia 15/10 no PSF Itamaracá; dia 17/10 na UBS 09; dia 18/10 na UBS Cecap; dia 19/10 na UBS 07; dia 22/10 na UBS 04; dia 29/10 na UBS Parque Corolla; dia 03/11 na UBS João Pioli; dia 04/11 na UBS 01 no Hospital Dia, 07/11 na UBS Itaici; dia 08/11 no ESF Carlos Aldrovandi; M.I. dia 09/11 no M.I. (Moléstias Infecciosas) do Hospital Dia e dia 11/11 na UBS 10 Jardim Califórnia

Indaiatuba registrou em 2015, 17 mortes e duas mortes por câncer de útero e em 2016, 18 câncer de mama e dois câncer de útero. Estas mortes são de mulheres da faixa etária de 50 a 59 anos e 60 a 69 anos.

• Redator(es): Deuzeni Ceppolini