PAIS DE ALUNOS DO ESPORTE CIDADÃO PARTICIPAM DE PESQUISA EM PARCERIA COM A USP

Mais de três mil participantes foram abordados diretamente em reuniões em setembro
13/10/2016 18:40h

PAIS DE ALUNOS DO ESPORTE CIDADÃO PARTICIPAM DE PESQUISA EM PARCERIA COM A USP

A Secretaria Municipal de Esportes realizou ao longo de setembro uma série de reuniões com os pais dos alunos do programa de caráter educacional Esporte Cidadão. O objetivo foi a aplicação de uma pesquisa, realizada em parceria com o PRONUT – Programa Pós Graduação Interunidades Nutrição Humana Aplicada FCF/FEA/FSP e o PRINUTHA – Projeto Integrado de Nutrição Humana Aplicada, ambos da Universidade de São Paulo, com o objetivo de avaliar o estado nutricional e a qualidade de vida das crianças e adolescentes do programa, além de identificar o nível de satisfação dos pais com as atividades desenvolvidas. O estudo é fruto de cooperação técnica firmada entre a Prefeitura de Indaiatuba e a FIPE desde 2011, sendo o terceiro ano em que são realizadas as abordagens e coletas de dados. Cerca de três mil responsáveis foram diretamente abordados nos encontros e, para aqueles que não tiveram a oportunidade de estar presente, foram enviados questionários para a casa do aluno. Na tabulação de dados realizada em 2015, cerca de 80% dos 2.800 entrevistados afirmaram estar satisfeitos com o atendimento recebido dos professores, ter suas expectativas atendidas em relação às aulas, que o filho se sente motivado a integrar o Esporte Cidadão e que aprende coisas novas durante a abordagem de temas transversais como educação, saúde, ética e sociedade. A maioria também apontou melhorias nas notas escolares e no comportamento.

“A participação dos pais nessas reuniões e na pesquisa é fundamental, porque é a oportunidade de conhecer melhor as propostas desse trabalho desenvolvido junto às crianças e jovens de Indaiatuba”, diz a coordenadora da área de Lutas do Esporte Cidadão Renata Miachon. “Através do levantamento é possível avaliar se as expectativas do público quanto ao programa estão sendo atendidas e ouvir as sugestões de melhoria”, completa. Durante as reuniões, os coordenadores enfatizaram o trabalho educacional que é desenvolvido no Esporte Cidadão, através das abordagens dos temas transversais discutidos em aula semanalmente como higiene, dengue, ganhar e perder, olimpíadas, comportamento, disciplina, entre outros. Além disso, solicitaram que as famílias observem o desenvolvimento do aluno no que se refere ao comportamento, bem como o rendimento escolar. “Acho o esporte importante para melhorar o comportamento”, afirmou Maurício Augusto dos Santos, pai do aluno de natação Bruno Augusto Araújo dos Santos. “Como meu filho sempre viu os primos participarem do projeto ele tinha curiosidade e está gostando muito. Ele é muito comunicativo e acredito que o esporte pode ajudar ainda mais no seu desenvolvimento” diz.

O Esporte Cidadão é um programa de esporte educacional desenvolvido pela Prefeitura de Indaiatuba, com apoio de parceria público-privada coordenada pela ONED (Organização Nacional das Entidades do Desporto) e integrada pelas empresas patrocinadoras Toyota do Brasil e John Deere do Brasil. Atende gratuitamente alunos de 6 a 17 anos em 20 modalidades e 20 núcleos esportivos da cidade. As inscrições são abertas no início de cada semestre e a cada período é realizado um festival de todas as modalidades para estimular a cooperação entre os alunos e a aproximação com os familiares. Informações podem ser obtidas no telefone (19) 3825-6270.

• Redator(es): Adriana Panzini