PROBLEMAS NAS REDES DE ESGOTO AUMENTAM DURANTE AS CHUVAS

Em 2016 foram feitas mais de duas mil e quinhentas desobstruções nas redes da cidade.
17/11/2016 14:00h

Foto: Giuliano Miranda - DCS/Saae
PROBLEMAS NAS REDES DE ESGOTO AUMENTAM DURANTE AS CHUVAS

O Saae (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) alerta que em período de chuva é importante reforçar dois fatores, não usar a rede de esgoto para o despejo de água da chuva e não fazer o descarte de objetos e resíduos. Segundo os técnicos da autarquia, as ligações irregulares de água da chuva na rede de esgoto, contribuem para o entupimento e refluxo do esgoto em vias públicas e estabelecimentos, pelos ralos e vasos sanitários, além de danificar a rede e interferir nas estações de tratamento de esgotos.

É necessária a instalação de dois canos, um para o esgoto e outro para água da chuva. Se não tiver dois encanamentos específicos, é necessário fazer a reforma e separar. O não cumprimento das especificações é passível de advertência e multa. Mais do que cumprir a lei, é uma questão de eficiência e compromisso ambiental.

Também os resíduos descartados pela população de forma irregular no vaso sanitário, nos ralos, nas pias e nas vias públicas acabam chegando às tubulações de esgotamento sanitário, entupindo a rede e causando o extravasamento de esgotos nas ruas e até refluxo dentro dos imóveis.

De janeiro a outubro de 2016 foram feitas 2545 desobstruções nas redes de esgotos da cidade. Para evitar obstruções, é essencial que restos de comida, bitucas de cigarro, fio dental, absorventes, preservativos e pedaços de pano não sejam descartados pelo vaso sanitário ou pelo ralo da pia.

Além destas ações é importante não jogar lixo nas ruas, essa atitude provoca o entupimento dos bueiros e galerias de águas pluviais da cidade, que irá causar enchentes.

As redes de esgoto não têm capacidade para suportar o volume de água gerado pelas chuvas, as ETEs são preparadas para receber esgotos domésticos, hospitalares e industriais, se a água da chuva seguir para tratamento, ocorre aumento desproporcional da vazão e atrapalha o processo de tratamento do esgoto.

Por isso verifique qual a situação na sua casa e faça os reparos que forem necessários. Isso é uma questão de saúde, cuidado importante com você, sua família e toda sociedade.

Gráfico: Comunicação Saae
  • Redator(es): Geórgia Dal Ri/ Renata Coutinho - DCS Saae