ALUNOS DA EJA PARTICIPAM DA CULMINÂNCIA DO PROGRAMA ‘TRABALHO, JUSTIÇA E CIDADANIA’

Cerca de 110 alunos receberam juízes na escola
30/11/2016 17:14h

Foto: Eliandro Figueira - SCS/PMI

Os alunos da EJA (Educação de Jovens e Adultos) da Rede Municipal de Educação participaram na noite de segunda-feira, dia 21, no Bosque do Saber, da Culminância do Programa “Trabalho, Justiça e Cidadania” (TJC). Essa é uma iniciativa de construção de cidadania encabeçado pela ANAMATRA e atualmente desenvolvido no âmbito da jurisdição do TRT da 15ª Região pela AMATRA XV, com apoio institucional do TRT da 15ª Região. Por meio do programa, magistrados, professores e servidores do Judiciário semeiam noções básicas de Direitos Humanos, Direito do Trabalho, Direitos da criança e do adolescente, ética e de cidadania em escolas, especialmente as públicas, de diversos municípios, de forma a promover a aproximação entre o Poder Judiciário e a sociedade, estabelecendo o diálogo dos magistrados com professores e alunos.

O prefeito em exercício, Antonio Carlos Pinheiro (sem partido) disse. “Costumo falar que patrimônio maior de uma cidade são as pessoas e quando temos um projeto encaminhado para a inclusão das pessoas é muito importante, pois todos que participaram do projeto saem mais enriquecidos. Com esse trabalho vemos que o magistrado não fica só no gabinete trabalhando, muitos saem para ensinar e esse projeto temos que enaltecer e aplaudir” ressaltou.

A secretária de Educação, Rita de Cássia Transferetti, ressaltou. “Hoje vamos ouvir o que vocês [alunos] têm a dizer, compartilhar esse conhecimento é importante para a vida de todos, pois é muito bom conhecer seus direitos e deveres. Quero agradecer a todos os professores, gestores e coordenadores envolvidos e a escola Sylvia Sanazzaro pelo trabalho feito com os alunos sobre erradicação do trabalho infantil. Quero agradecer o trabalho da Tânia Cataldi que sem ela esse programa não seria possível”, comentou Rita.

O presidente da AMATRA XV, Dr. Luís Rodrigo Fernandes Braga também salientou. “Nós gostamos de ir à escola e apresentar os direitos e deveres, por isso fizemos esse projeto que na verdade é uma ação de responsabilidade social. Achamos que o país precisa mais do que isso, precisamos levar a cidadania na escola, pois é importante ter esse conhecimento. Quero parabenizar vocês alunos, por trabalhar durante o dia e ainda se dedicar ao estudo à noite, isso é gratificante, pois a informação e o conhecimento dá bons frutos e grandes passos para uma vida melhor”, disse

Cerca de 110 alunos da EJA das EMEBs: “Profª Áurea Moreira da Costa” e Prof. Leonel José Vitorino Ribeiro” fizeram apresentações do conteúdo discutido em sala de aula referente ao tema. Através da parceria com a AMATRA – Programa TJC, os alunos puderam aprender sobre direitos e deveres trabalhistas, assunto de grande interesse, pois os alunos de EJA trabalham e têm muita necessidade de tais informações. Através da parceria com o INSS os alunos tiveram palestras com técnicos representantes deste órgão que tiraram suas dúvidas com relação aos benefícios previdenciários, em especial sobre a aposentadoria. E pela parceria com o SEBRAE, os alunos puderam ainda aprender e exercitar noções importantes de empreendedorismo, com temas como planejamento de pequenos negócios.

Para concluir a noite os alunos dos 4º anos da Emeb Prof. “Sylvia Teixeira de Camargo Sannazzaro” apresentaram um RAP de própria autoria com a temática Erradicação do Trabalho Infantil.

No cerimonial esteve presente a coordenadora do PTJC – AMATRA, Dra. Adriene Sidnei de Moura David Diamantino; a coordenadora do PETI (Programa de Erradicação do trabalho Infantil), Ângela Conceição Castilho; a presidente do Sindivarejista de Campinas; Sanae Murayama Saito; as representantes do INSS, Dra. Cíntia Biaforo Jyo e Márcia Rosa da Costa Araújo e a representante do Sebrae Campinas, Maria Paula Castro Santos.
  • Redator(es): Laís Fernandes