A-
A+

Relações Institucionais

 

Notícias

SUPERINTENDENTE DO PRÓ-MEMÓRIA MINISTRA PALESTRA EM LISBOA

A palestra será sobre A Preservação de um Casarão Popular do século XIX
05/12/2016 14:41h


Foto: Arquivo
SUPERINTENDENTE DO PRÓ-MEMÓRIA MINISTRA PALESTRA EM LISBOA

O superintendente da Fundação Pró-Memória, Carlos Gustavo Nóbrega de Jesus, é um dos convidados do Instituto Universitário de Lisboa, em Portugal, para participar do Colóquio Internacional de Arquitetura Popular. O evento acontece nos dias 14 e 15 de dezembro. O representante do Brasil ministrará uma palestra sobre A Preservação de um Casarão Popular do século XIX: entre ideologias, interpretações e intervenções no Casarão Pau Preto. “Vamos falar sobre o processo de preservação e restauração do Casarão Pau Preto e a relevância desse bem para a memória e história de Indaiatuba”, informa. “Também vamos trocar experiência e ministrar cursos a respeito da questão do Museu Casarão Pau Preto em outras regiões de Portugal”, completa.



Segundo Gustavo, isso mostra como o trabalho da Fundação Pró-Memória e da cidade de Indaiatuba na Preservação de seu Patrimônio Histórico já está extrapolando o território brasileiro e sendo reconhecido internacionalmente. “Estamos muito felizes com esse reconhecimento”, completa.



O Colóquio Internacional Arquitectura Popular Tradição e Vanguarda, propõe uma sistematização historiográfica, e uma reflexão teórica sobre a arquitetura popular, no abrangente arco temporal de finais do século XIX à contemporaneidade. A atenção e o foco centrado na arquitetura popular, parte integrante da cultura arquitetónica nacional em cada momento, insere-se num contexto mais vasto, de valorização da geografia como matriz, de propaganda das diferentes regiões nacionais, de valorização do mundo rural, e da construção de uma imagética iconográfica de um passado, tudo em prol de definição de um carácter nacional.



​
  • Redator(es): Gil Nunes
  • Release N.º: 1376

Notícias relacionadas

Av. Eng. Fábio Roberto Barnabé, 2800 - M.D. - CEP: 13331-900
Telefones: (19)3834-9000 / 0800-770-7702

© Prefeitura Municipal de Indaiatuba