GRUPO GESTOR DE COMBATE ÀS PERDAS APRESENTA PLANO DE AÇÃO PARA 2017

Reunião contou com a participação do superintendente do Saae, engº Sandro de A. Lopes Coral
05/12/2016 18:00h

Foto: Sérgio Gatolini - DCS/Saae
GRUPO GESTOR DE COMBATE ÀS PERDAS APRESENTA PLANO DE AÇÃO PARA 2017

Nesta segunda-feira, dia 5, no auditório da Saae na Vila Avaí, o Grupo Gestor de Combate às Perdas de Água (GGCP) apresentou seu plano de ação para 2017 em reunião que contou com a presença do superintendente da autarquia, Sandro de A. Lopes Coral.

Dentre as sugestões apresentadas, estão a construção de novas adutoras que vão atender os bairros Jardim Regente, Altos da Bela Vista, Jardim América e Santa Dulce, otimizando o desempenho das redes de distribuição. Outras ações também incluem a retomada da setorização a partir do Centro da cidade, a atualização do Plano Diretor de Combate às Perdas, atualização do cadastro técnico, intensificação de pesquisa de vazamentos no Jardim Paradiso e combate às fraudes.

A ampliação do Centro de Reservação Regente, que atualmente armazena 350 mil litros de água e que conta com a construção de mais um reservatório com capacidade para armazenar 1,2 milhão de litros de água tratada, vai atender o CR Prof. Carlos Aldrovandi, Chácaras Alvorada, CR Helvétia Polo também fez parte da pauta da reunião. O reservatório já existente no local abastece os bairros da região norte, dentre eles, Recanto Campestre Internacional de Viracopos, Recanto Campestre de Viracopos, Parque Aristocrático de Viracopos, Chácaras Viracopos e adjacências. “Estamos retomando as atividades, questão fundamental para a economia de água tratada. Diminuir perdas significa economia de recursos e eficiência energética. Vamos intensificar os trabalhos em 2017 para que os resultados obtidos até o momento sejam mantidos e ampliados”, destaca o superintendente.

GGCP

O objetivo principal da equipe é reduzir as perdas de água tratada nas redes de distribuição, aumentando a oferta, economizando no tratamento e poupando os mananciais.

O grupo é composto por uma equipe multidisciplinar de vários departamentos, dentre eles, Planejamento, Obras, Projetos, Hidrometria e Fiscalização, Informática, Tratamento e Manutenção e Comunicação e está sob a gerência do Centro de Controle de Operações (CCO), vinculado aos departamentos de Tratamento e Manutenção e de Obras.
  • Redator(es): Marco Matos – DCS/Saae