A-
A+

Relações Institucionais

 

Notícias

ORIENTADORES DO CRASJOVEM REALIZAM TREINAMENTO NA ESCOLA SUPERA

Parceria visa desenvolver a capacidade cognitiva
08/12/2016 16:56h


Foto: Laís Fernandes - SCS/PMI
ORIENTADORES DO CRASJOVEM REALIZAM TREINAMENTO NA ESCOLA SUPERA

A Prefeitura de Indaiatuba, por meio da Secretaria da Família e do Bem Estar Social, em parceria com a Supera Rede de Escolas de cursos livres da América Latina com a proposta de desenvolver o cérebro, desenvolveram um treinamento no Método Supera de Ginástica para o Cérebro junto aos Orientadores Sociais das cinco unidades locais do CRAS que atuam no Projeto CRAS Jovem. O treinamento teve início no dia 4 de novembro e segue até o dia 16 de dezembro. O secretário da pasta, Luiz Henrique Furlan conheceu a escola e o método de perto e foi recebido pelo diretor, Paulo Carramenha.



O principal objetivo do treinamento é desenvolver a capacidade cognitiva, o aumento da criatividade, concentração, foco e raciocínio lógico desses profissionais, por meio de exercícios de lógica e pratica de cálculos e dinâmicas. O treinamento foi dividido em oito módulos semanais, com um total de 12 horas/aula, com a aplicação das ferramentas do Método Supera.



Os resultados desse treinamento proporcionarão aos Orientadores Sociais do CRAS a expansão do seu potencial de atuação junto aos jovens do Programa CRAS Jovem e o aproveitamento dos benefícios da ginástica para o cérebro.



Furlan agradeceu a parceria e salientou a importância dessa ação. “Essa parceria é muito bem-vinda, com certeza nossos orientadores do CrasJovem estão absorvendo conhecimento e adquirindo mais habilidades para as tomadas de decisões no dia a dia. Tenho certeza que nós e a comunidade ganha muito com isso e esse conhecimento será passado adiante”, disso Furlan.



Carramenha enfatizou que a empresa tem a sua responsabilidade social. “Estamos felizes em poder contribuir com a cidade que nos recebeu tão bem. Essa é a forma de agradecimento que encontramos e sabemos que essa capacitação fará a diferença na vida dessas pessoas e dos jovens os quais elas trabalham”, completa.



As ferramentas utilizadas no treinamento foram as seguintes. Ábaco - instrumento de cálculo milenar de origem oriental, sendo o principal instrumento pedagógico do Método Supera. Competências desenvolvidas: concentração, velocidade de raciocínio, habilidade motora, perseverança e disciplina.



Exercícios cognitivos - Abrindo Horizontes: composto por apostilas com exercícios que envolvem raciocínio lógico, pensamento lateral, desafios matemáticos, soluções inteligentes e passatempos. As competências desenvolvidas foram: interpretação de leitura, raciocínio lógico-matemático, pensamento lateral e estratégias de abordagem. Com essas habilidades os alunos adquirem grande capacidade em solucionar problemas de forma rápida, criativa e inovadora.



Jogos - são instrumentos de aprendizagem lúdica que levam à evolução do pensamento à ação e oportunizam vivências ricas e desafiadoras. Competências desenvolvidas: raciocínio lógico-matemático, pensamento lateral, estratégias de abordagem, abstração, criatividade, competitividade e trabalho em equipe.



Dinâmicas - potencializam as capacidades individuais e coletivas, ampliando as possibilidades de compreensão e transformação da realidade de forma positiva. Competências desenvolvidas: Capacidade de liderança, expressão, segurança, autoestima e relacionamento intrapessoal e interpessoal, competências fundamentais para uma vida plena e feliz.



COMO SURGIU O MÉTODO SUPERA



Nasceu em novembro de 2005 e, hoje, já tem quase 200 unidades em todos os Estados brasileiros e uma em Lisboa, Portugal, onde o método é disponibilizado a diversas escolas, empresas e órgãos públicos. É um método próprio, transformador e eficaz que, por meio de atividades extracurriculares, amplia o interesse, a capacidade de absorção e retenção de todo o conteúdo da grade curricular, de todas as áreas do conhecimento.



A PROPOSTA PEDAGÓGICA



“Quanto mais você usar o cérebro, mais cérebro terá para usar.” (George A. Dorsey)



O Método Supera – Ginástica para o Cérebro é um método baseado nos modernos preceitos da neurociência aplicada à aprendizagem, que contribui para o desenvolvimento pessoal e profissional, levando ao desenvolvimento da cognição, das múltiplas inteligências e de habilidades fundamentais para o sucesso na vida escolar, profissional e pessoal.



O Curso é voltado para todas as pessoas de todas as idades. Por meio de exercícios de lógica e prática de cálculos, potencializa a capacidade cognitiva, aumentando a criatividade, concentração, foco, raciocínio lógico, segurança, autoestima, perseverança, disciplina e coordenação motora. A metodologia é muito bem aceita pelos alunos já que as aulas são dinâmicas e contagiantes e os resultados surpreendentes só vêm confirmar a eficácia esperada.
  • Redator(es): Laís Fernandes
  • Release N.º: 1392

Notícias relacionadas

Av. Eng. Fábio Roberto Barnabé, 2800 - M.D. - CEP: 13331-900
Telefones: (19)3834-9000 / 0800-770-7702

© Prefeitura Municipal de Indaiatuba