NATAÇÃO PCD DE INDAIATUBA CONSOLIDA TRAJETÓRIA DE SUCESSO EM 2016

Além de se tornar melhor equipe nacional, atletas participaram dos Jogos Paralímpicos
12/12/2016 16:00h

NATAÇÃO PCD DE INDAIATUBA CONSOLIDA TRAJETÓRIA DE SUCESSO EM 2016

A equipe de natação PCD (Pessoa com Deficiência) ADI/Secretaria Municipal de Esportes registrou em 2016 uma série de conquistas, fruto do trabalho sério e da dedicação de atletas e comissão técnica ao longo dos últimos anos, com apoio da Prefeitura Municipal de Indaiatuba. Além de se tornar a melhor equipe de natação nacional de uma administração pública, vencendo os Jogos Regionais pelo terceiro ano consecutivo e os Jogos Abertos pela quinto ano consecutivo, o grupo garantiu ainda a participação de seis atletas nos Jogos Paralímpicos 2016, batendo um recorde das Américas, nove recordes brasileiros e trazendo para casa duas medalhas de bronze e uma de prata.

De acordo com o técnico Antônio Cândido, o treinamento dos atletas PCD na modalidade vem se ampliando a cada ano, tanto em termos de número de nadadores como em qualidade. “Quando o trabalho teve início, em 2006, nosso objetivo era estruturar a equipe. Depois, passamos a almejar as disputas estaduais e os Jogos Regionais e Jogos Abertos”, conta o técnico. “Em seguida, nosso objetivo passou a ser colocar Indaiatuba entre as cinco melhores equipes do país, e vieram os primeiros recordes brasileiros, Também passamos a figurar entre os três melhores do Brasil e participamos dos mundiais de 2009 e 2010, dos Jogos Parapanamericanos de 2011 e dos Jogos Paralímpicos de 2012 em Londres. De 2015 para 2016, tivemos um grande crescimento no número de atletas convocados para as seleções brasileiras de base e adultas, saltando de seis para 11. Este ano também nos tornamos campeões nacionais por equipes e alcançamos o feito de ser o grupo competitivo da modalidade com mais recordistas brasileiros e mais atletas na seleção brasileira para a disputa de eventos internacionais. Também conseguimos iniciar um trabalho de base e envolver 25 atletas em idade escolar, com a chegada do técnico Júlio Pistarini. Com o apoio da Secretaria Municipal de Esportes, agora vamos buscar maior evolução ainda, dividindo os nadadores em vários momentos de nosso macrociclo, deixando o treinamento mais eficaz e personalizado para cada grupo, conforme a competição que irão enfrentar”, completa Cândido.

“Os resultados obtidos pela nossa equipe de natação PCD sem dúvida representam mais uma forte evidência de que estávamos no caminho certo nestes últimos quatro anos, ao implementarmos uma política de valorizar o atleta da casa e regulamentar a Bolsa Atleta”, destaca o secretário municipal de Esportes Humberto Panzetti. “Hoje temos a melhor equipe de natação do país, tanto no PCD como na natação convencional, e isso também é fruto do compromisso e da seriedade com que Indaiatuba trata o esporte, tanto no de base, como de participação e alto rendimento. Também demonstra o empenho do município em desenvolver uma política de inclusão da pessoa com deficiência, em um grande exemplo de estímulo à qualidade de vida e busca de superação de desafios”, finaliza.

Confira abaixo os principais títulos da equipe de natação PCD ADI/Secretaria Municipal de Esportes em 2016:

Jogos Regionais – campeã geral no feminino e masculino e 79 medalhas, sendo 68 de ouro, nove de prata e duas de bronze

Troféu Sérgio Del Grande – campeã geral e 56 medalhas, sendo 39 de ouro, 12 de prata e cinco de bronze

Campeonato Regional FAP – 60 medalhas, sendo 20 de ouro, 20 de prata e 20 de bronze

Jogos Abertos do Interior – campeã geral no feminino e masculino e 50 medalhas, sendo 41 de ouro e nove de prata

Campeonato Regional CPB – campeã geral e 92 medalhas, sendo 43 de ouro, 37 de prata e 12 de bronze

Campeonato Brasileiro 1ª etapa – campeã geral e 35 medalhas, sendo 13 de ouro, 14 de prata e oito de bronze, além de dois recordes brasileiros

Campeonato Brasileiro 2ª etapa – campeã geral e 40 medalhas, sendo 16 de ouro, 15 de prata e nove de bronze, além de dois recordes brasileiros

Campeonato Brasileiro 3ª etapa – campeã geral e 52 medalhas, sendo 24 de ouro, 19 de prata e nove de bronze, além de um recorde brasileiro

Campeonato Brasileiro Escolar – cinco medalhas, sendo quatro de ouro e uma de bronze

Open Internacional – equipe com mais atletas na seleção brasileira e 12 medalhas, sendo quatro de ouro, cinco de prata e três de bronze, além de quatro recordes brasileiros e um recorde internacional

Open Berlim – equipe com mais atletas na seleção brasileira, com oito medalhas, sendo três de ouro, duas de prata e três de bronze, além de seis recordes brasileiros e três recordes internacionais